Música de altíssima qualidade será apresentada, somente neste sábado, pelo Duo Milewski, no salão social do Sesc de Maringá, com o apoio da Sociedade Amigos do Teatro.
Formado pelo violinista polonês Jerzy Milewski e por sua mulher, a pianista brasileira Aleida Schweitzer, o duo vai apresentar um eclético repertório. Reunindo clássicos da MPB, da música erudita, do Jazz, folclore internacional, os músicos vão destacar o ‘‘Gipsy’’ que vai dar o tom e o nome ao concerto, ‘‘Alma Cigana’’.
De tão apaixonado pelo Brasil, e por sua música, Jerzy Milewski, considerado um virtuose do violino, mudou-se para o País há 26 anos e acabou se naturalizando brasileiro. Da Polônia, o violinista trouxe a mulher, a pianista brasileira Aleida Schweitzer, que conheceu em Varsóvia. Com a mudança vieram a cobiçada medalha ‘‘Henry Wieniawski’’, uma condecoração do Governo Polonês e o título de Magister of Arts da Academia de Música de Varsóvia concedidos ao violinista.
Discos Milewski tem mais de 20 discos gravados em vários países, seis deles com Aleida. Entre os outros tem ‘‘Canções Inéditas de Carlos Gomes’’, ‘‘As Quatro Estações de Vivaldi’’, com a Orquestra de Câmara da Rádio e TV Polonesa, que é considerada uma das três melhores interpretações gravadas do mundo. Gravou ainda o ‘‘Villa-Lobos às Crianças’’, e ‘‘21 Prelúdios de Flausino Vale’’, violinista mineiro que Villa-Lobos chamou de ‘‘O Paganini Brasileiro’’. Sobre Flausino do Vale, Milewski escreveu um livro entregue em polonês, ao Papa João Paulo II.
Além de difundir a MPB pelo mundo, Jerzy Milewski é idealizador e executor da implantação dos Concertos Didáticos para escolas e universidades brasileiras.
Como solista da Orquestra de Câmara da Filarmônica Nacional da Polônia, Jerzy Milewski fez apresentações nos mais importantes teatros das Américas, Europa e Ásia. No Brasil acompanhou Paulo Moura, Sivuca, Rildo Hora, Altamiro Carrilho, Robertinho Silva, Rafael Rabello e Francis Hime.
Segundo o pianista Luiz Eça, com quem Jerzy Milewski gravou em 1988 nos Estados Unidos, o disco ‘‘Luiz Eça e Milewski Ensemble’’, o violinista é um dos mais afinados do mundo. ‘‘Um virtuose de primeira que ama a música mais do que a própria vida’’, define o pianista.
Atualmente Milewski está gravando simultaneamente cinco CDs dos repertórios clássico, jazz, gipsy, MPB e bossa nova, que serão lançados como produções independentes.
O Grupo Jerzy Milewski Ensemble tem realizado turnês internacionais mostrando o melhor de Bach, Villa-Lobos, Paganini, Kreisler, Sarasate, recriando o suíngue dos monstros sagrados do jazz como Oscar Peterson, Dave Brubeck, Joe Venutti, Claudio Bolling e dando passagem aos mestres Tom Jobim, Jacob do Bandolim e Pixinguinha.
qAlma Cigana - recital com o Duo Milewski. Hoje, no Salão Social do Sesc de Maringá (Avenida Lauro Werneck, 531), às 20 horas. Os ingressos custam R$ 5,00 e podem ser adquiridos na Sociedade de Amigos do Teatro através do telefone 224-5071, ou no SESC.

mockup