Liverpool -O primeiro violão acústico do Beatle George Harrison, falecido em novembro de 2001, está em exposição desde ontem, dia em que o músico completaria 60 anos, no museu dos Beatles em Liverpool (noroeste da Inglaterra).
O instrumento, um simples violão acústico Edgmond fabricado na Holanda, foi emprestado por seu proprietário, um colecionador privado britânico residente nos Estados Unidos, afirmou a curadora do museu, Sandra Quayle.
Comprado por George por pouco mais de quatro dólares de um companheiro de classe em meados dos anos 50, o violão é avaliado hoje em cerca de 700 mil dólares.
''É um simples violão barato, mas para mim é isso que lhe dá toda a sua beleza'', disse Quayle, acrescentando que ''representa a época na qual os instrumentos de música eram acessíveis a todos e qualquer grupo de amigos podia formar um conjunto de música. George foi apanhado por essa febre e foi assim que os Beatles começaram'', contou.
Nascido no dia 25 de fevereiro de 1943, George Harrison morreu em consequência de um câncer no dia 29 de novembro de 2001, aos 58 anos, em Los Angeles.