Vinícius Zanin lança seu primeiro livro de ficção
Mais conhecido como cantor, ele estreia na literatura com "Rainbow - Códido de Sangue" nesta sexta-feira (18), na Livraria Olga, em Londrina
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 17 de outubro de 2024
Mais conhecido como cantor, ele estreia na literatura com "Rainbow - Códido de Sangue" nesta sexta-feira (18), na Livraria Olga, em Londrina
Guto Rocha/ Especial para a FOLHA

Mais conhecido como cantor, inclusive foi um dos representantes do Paraná em uma das edições do programa global The Voice Brasil, o também jornalista, ator e escritor Vinícius Zanin lança seu primeiro livro de ficção nesta sexta-feira (18). “Rainbow – Código de Sangue” é um thriller recheado de ação e suspense, que promete prender o leitor do início ao fim.
Zanin conta que sempre teve interesse pelas artes em suas mais variadas formas, e que a literatura e a escrita foram presenças constantes em sua vida. “Sempre gostei muito de livros. Fui um frequentador assíduo de bibliotecas públicas e meu pai tem uma biblioteca em seu escritório que fez parte de minha formação”, conta.
LEIA TAMBÉM:
Em dose dupla, shows de música instrumental em Londrina
O escritor afirma que “Rainbow – Código de Sangue” é o seu terceiro livro, mas que os dois primeiros ainda não foram lançados. “São obras que têm teor biográfico e que ainda precisam passar por aprovações e outros processos antes de serem lançados. Mas já estão prontos e editados”, diz.
Segundo Zanin, o livro que chega agora aos leitores é fruto de um processo de cinco anos. “A gente acha que nunca tá pronto, que nunca está suficiente. Mas chegou a hora de lançar”, comenta. “Rainbow – Código de Sangue” foi inspirado na canção “She’s a Rainbow”, da banda britânica The Rolling Stones. O escritor conta que em 2019 foi convidado para cantar essa música na entrada do casamento de uma amiga. “Quando comecei a estudar a música e depois já no casamento dela, veio a ideia de escrever a história de uma mulher poderosa, mas uma anti-heroína”, conta.

No livro, uma mulher com o codinome Rainbow assume a identidade da personagem Helena Martins, uma funcionária sem muita expressão de uma grande empresa. Zanin diz que a identificação de Rainbow com Helena é tão grande que ela acaba por assumir a vida da funcionária. E então acontece um assalto à empresa e os ladrões a fazem de refém, e querem dela a senha para abrir o cofre e consumar o roubo. Mas a personagem que havia assumido o papel da secretária começa a se questionar e uma série de flashbacks acaba por revelar o que está por trás dessa troca de identidades. Cheia de reviravoltas inesperadas, a história mescla adrenalina e profundidade emocional, levando o leitor a uma jornada alucinante de descobertas e dilemas morais.
Zanin releva que, inicialmente, começou a escrever como se fosse um roteiro de filme ou telenovela, e depois ganhou o formato de um livro. Segundo ele, há várias referências cinematográficas e também de novelas na obra. “O nome da personagem Helena Martins é uma homenagem às Helenas das novelas do Manoel Carlos. Sou um noveleiro! E Martins é uma homenagem à minha avó”, comenta. A ilustração da capa do livro também foi feita por Zanin, que contou com o trabalho de diagramação da artista visual Maristela Meneghetti. A publicação foi feita de maneira independente pelo próprio autor.
SERVIÇO:
Lançamento: “Rainbow – Código de Sangue”
Autor: Vinícius Zanin
Onde: Livraria Olga (Rua Pio Xii, 313, Londrina)
Quando: sexta-feira (18), às 17h
88 páginas
O livro também já está disponível nas plataformas digitais como e-book: Hotmart.

