Vilanova Artigas é destaque na abertura
A 17ª edição do Festival Kinoarte de Cinema será aberta com o documentário "Vilanova Artigas: O Arquiteto e a Luz". A produção, assinada por Laura Artigas e Pedro Gorski, será exibida na quinta-feira, às 20 horas, no Cinemark do Boulevard Londrina Shopping. O filme conta a história do arquiteto que nasceu em Curitiba, fez fama em São Paulo, e projetou importantes obras em Londrina, como a antiga estação rodoviária (atual Museu de Arte), o Edifício Autolon, a Casa da Criança (sede da Secretaria Municipal de Cultura, atualmente sendo restaurada) e o Teatro Ouro Verde.
Antes da exibição do filme, o festival promove às 18 horas, no Museu de Arte, o lançamento do livro "Vilanova Artigas", de Rosa Artigas e coautoria de Marco Artigas, que reúne 43 projetos idealizados pelo arquiteto, incluindo os não executados - feitos para o concurso do Plano Piloto de Brasília e a proposta de reurbanização do Vale de Anhangabaú. A partir de fotografias atuais e antigas, além de desenhos originais feitos pela mão do próprio arquiteto, a obra remonta o percurso do arquiteto.
Integrando o programação do festival, o Cine Com Tour exibe, às 20h30, o clássico "Rocco e Seus Irmãos". Com direção de Luchino Visconti, o longa narra a história de Rosaria e seus filhos Rocco, Simone, Ciro e Luca, que vão tentar a sorte em Milão após a morte do patriarca. Lá, a família enfrenta vários problemas de início, mas seus integrantes sempre buscam algo com o que se ocupar. É quando surge Nadia, uma prostituta que tem um caso com Simone e também com Rocco, quando ele deixa o serviço militar. A disputa pela mesma mulher faz com que os irmãos entrem em conflito. (M.R.)





