VÍDEO - A história de Londrina em imagens
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 25 de abril de 2005
Ana Paula Nascimento<br> Reportagem Local 
Pouca gente se dá conta, mas antes da Companhia de Terras Norte do Paraná iniciar o seu mercado de vendas de lotes na região, muitos fazendeiros paulistas e mineiros já estavam por aqui, assim como os índios, que lutaram com forte resistência contra a ocupação de suas terras. Os imigrantes também marcaram a nossa história, mas seria injusto não dar o devido valor aos nordestinos: foram eles os principais responsáveis pela derrubada da nossa mata, anunciando com o seu trabalho duro o progresso que pedia passagem.
E foi buscando um olhar mais regionalizado da história londrinense, que o professor Ivonir Rodrigues Ayres gravou o documentário ''Panorama Histórico de Londrina'', viabilizado dentro do Programa de Incentivo à Cultura (Promic), e divido em seis capítulos: O encontro em Pindorama, A construção do Norte do Paraná, Os ingleses e a Pequena Londres, Os Primeiros Passos, O Ouro Verde e Além dos Anos Dourados.
Organizado de forma bastante didática, o material serve de apoio para o professor na sala de aula, tendo como público-alvo alunos de 5 à 8 série e ensino médio, principalmente os que estão se preparando para o vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que sempre contempla questões sobre a história de Londrina.
Todo o argumento do vídeo foi montado tendo como referência trabalhos escritos de historiadores, professores e jornalistas. Por falta de espaço, 18 depoimentos gravados com pesquisadores sobre a história de Londrina foram excluídos da versão final do vídeo, mas podem ser conferidos à parte. Há cópias desse material na Secretaria de Cultura e no Museu Histórico Padre Carlos Weiss.
Já foram distribuídas 80 fitas para as escolas municipais e 75 foram recentemente entregues ao Núcleo Regional de Educação (NRE) para distribuição nas escolas estaduais. ''É importante que os professores saibam da existência desse material e realmente aproveitem isso como apoio didático. Sempre gostei de usar audiovisual em sala de aula, mas sentia falta de um material que tivesse um contexto regionalizado. Foi isso que me incentivou a elaborar essa material'', afirmou Ayres, que também trabalha com produção de vídeos empresariais.
Ele pretende fazer uma pesquisa sobre o uso do material didático experimental para atestar a sua aplicabilidade em sala de aula. ''O professor precisa estimular os alunos a fazerem pontes, a refletir sobre os fatos históricos, se não a História parece muito distante da realidade'', destacou.
A reprodução do vídeo não é proibida e mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: [email protected].


