Verve é premiado pela APCA
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de março de 2000
Da Redação
Os melhores de 1999 da área cultural subiram ontem ao palco do Teatro Municipal de São Paulo para receber o prêmio APCA Associação Paulista de Críticos de Arte. Entre os escolhidos, na categoria de dança, está a companhia paranaense Verve, de Campo Mourão. O grupo, dirigido por Fernando Nunes, recebeu o Prêmio Estímulo pelo espetáculo Truveja Pra Nóis Chorá, apresentado no final do ano passado, na Semana de Dança promovida pelo Centro Cultural São Paulo.
A participação do grupo no evento rendeu artigos em cadernos especializados de jornais de circulação nacional. A companhia paranaense também foi indicada recentemente para o Prêmio Melhor Elenco, da revista especializada Você e a Dança da qual a Verve foi capa na edição de janeiro/fevereiro.
Truveja Pra Nóis Chorá foi apresentado domingo, na abertura oficial da temporada 2000 do Teatro Municipal de Campo Mourão. O diretor Fernando Nunes diz que este espetáculo é uma declaração de amor à cultura que mora no Brasil. Inspirado no cotidiano, une humor e poesia, variando as performances com reflexões sociais e o bom humor, peculiares da cultura brasileira. O tema é o interior do Brasil, visto sob a ótica de um mosaico de movimentos criados e recriados a partir personagens e eventos dos cotidianos urbano e rural.
Fernando Nunes explica que Truveja... é o resultado de uma pesquisa sobre a cultura do interior do Brasil, onde foram criadas as estruturas da montagem, inspirando-se em linguagens como quadrinhos, circo, cinema mudo e pintura. O espetáculo inclui músicas de Naná Vasconcelos, Quinteto Armorial, Carlinhos Brown e Cândido Neves.
Além de assinar a direção, concepção e produção do espetáculo, Nunes participa da montagem da coreografia ao lado de Mariusa Bregoli e Moacir Coleto, que também integram o elenco formado por Valdir Rocha, Austin Andrade e Juliana Pepinelli.
Criada em 1995, a Verve montou em Curitiba seu primeiro espetáculo, Terral, indicado para o Festival Internacional de Dança de Belo Horizonte e o Internationales Festival de Hamburg (Alemanha). Dois anos depois, a companhia fixou-se em Campo Mourão, com o apoio da Fundação Cultural do município. Nos cinco anos de carreira, a Verve participou de vários festivais e realizou turnês pelo Nordeste.Grupo de dança de Campo Mourão ganha condecoração pelo espetáculo Truveja Pra Nóis Chorá
Arquivo FolhaCena de Truveja Pra Nóis Chorá: prêmio de estímulo à dança concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte