Verão com sabor
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2002
Zeca Corrêa Leite Equipe da Folha 
Responsável pelo departamentos de qualidade, do desenvolvimento de processos e de produto da empresa alimentícia La Violetera, Nelson Brasílio Sakazaki é um cozinheiro amador, de final de semana, como ele próprio se define. Formado em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, há 15 anos trabalha na área de conservas e vegetais, sendo que os últimos dez foram passados em Curitiba, sempre na La Violetera.
Envolvido com a criação de novos produtos, Sakazaki atua em departamentos que conectam a dinâmica do mercado alimentício. As novidades do setor são constantes pela exigência do consumidor que quer produtos práticos, de preparo rápido. A azeitona fatiada é uma das respostas da indústria à necessidade do público, exemplifica o engenheiro. Também acompanhando a tendência de uma sociedade cada vez mais fragmentada, aumenta a cada dia a linha single. São embalagens com pesos reduzidos para evitar desperdício de quem vive só.
Discreto, Nelson Sakazaki não fala sobre as novas linhas da empresa prontas para serem lançadas. Diz apenas que uma gama de novos ítens logo estará nas prateleiras, aumentando a oferta. O mercado se sofisticou nos últimos tempos, avalia. Nós falamos de tomate seco, de molhos e uma série de produtos que antes eram restritos ao consumo. Hoje tem tomate seco até em sanduíche. Alcaparras, cogumelos, aspargos, champignon eram coisas de elite, hoje são populares, comenta. Essa reviravolta no consumo se deve à abertura de mercado que tirou as embalagens das alas mais chiques das prateleiras dos supermercados, para colocá-las junto de azeitonas e congêneres, digamos, até então menos nobres.
A salada que Nelson Brasílio Sakazaki preparou a convite da Folha 2 é uma criação própria. O segredo da salada está no tempero do vinagre balsâmico, produzido na Itália e envelhecido por quatro anos, e o azeite extra-virgem. Juntos, fazem uma combinação perfeita - diz.
Com preocupação profissional o engenheiro aproveita os finais de semana para ir à cozinha e, dessa forma, posicionar-se na pele do mero consumidor. Sai da área industrial para ser um usuário do destino final dos produtos que ele ajuda a criar. É uma maneira de sentir quais as necessidades básicas de quem está na cozinha, explica. Ele batizou o prato com o nome da empresa onde trabalha.
Salada Refrescante La Violetera
(para duas porções)
1 cebola média
1/2 escarola
1/2 alface americana
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
2 colheres de azeitona verde fatiada
2 tomates
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 vidro de tomate seco
sal e pimenta-do-reino a gosto
Lave bem as folhas (alface e escarola), deixe de molho em vinagre comum. Reserve. Corte em fatias a cebola e o tomate. Coloque as folhas já escorridas em uma travessa, misture o tomate, a cebola e as azeitonas. Adicione o vinagre balsâmico, o azeite, o sal e a pimenta.


