Desde terça-feira (8) os indicados ao Oscar 2022 estão oficialmente lançados, com “Ataque dos Cães” da diretora Jane Campion na ponta dos favoritos, com doze indicações (quase entrando na lista dos filmes com mais indicações na história do Oscar – “A Malvada”, “Titanic” e “La la Land” tiveram 14. E atores como Benedict Cumberbatch, Will Smith (“King Richard – Criando Campeãs” ) e Olivia Colman (“A Filha Perdida”) na ponta das categorias interpretativas.

É bom destacar a festa da Espanha: Penélope Cruz e Javier Bardem conseguiram indicações para “Mães Paralelas”, de Almodóvar, e “Apresentando os Ricardos”, respectivamente, tornando-se um dos poucos casais de atores que conseguiram indicação à estatueta num mesmo ano (os dois ganharam antes como coadjuvantes, ela por “Vicky, Cristina, Barcelona” (2009) e ele por “Onde os Fracos Não Têm Vez” (2007). Outro espanhol, Alberto Iglesias, também concorre este ano com a trilha musical de “Mães Paralelas”.

São 23 categorias para a edição número 94 dos prêmios, que serão entregues em cerimônia presencial que acontecerá no último domingo de março, dia 27. Além de “Ataque dos Cães”, concorrem a melhor filme “Duna”', “Belfast”, “West Side Story” , “Drive My Car”, “Licorice Pizza”, “Não Olhe Para Cima”, “No Ritmo do Coração”, King Richard” e “O Beco do Pesadelo”. As indicações para o Oscar deste ano foram como um impulso de energia para uma temporada frouxa e morosa, um 'up grade' pós a premiação do Globos de Ouro beirando o ridículo.

LEIA MAIS

Oscar2022: academia libera a lista dos indicados

Por outro lado, vale destacar a importante presença de “Drive My Car”, longa japonês de Ryûsuke Hamaguchi, que já é o favorito entre os indicados a Melhor Filme Internacional este ano, além de estar incluído em outras três categorias, incluindo a de Melhor Filme. Portanto, como o sul-coreano “Parasita”, a produção faz história na representação japonesa nos prêmios de Hollywood, assim como a façanha que marcou o dançarino “Flee”, do dinamarquês Jonas Poher Rasmussen: é o primeiro filme a ser indicado ao mesmo tempo nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Filme de Animação e também entre os indicados a Melhor Documentário no Oscar 2022. Houve ausências que surpreenderam alguns analistas, como Lady Gaga como candidata a melhor atriz, “O Último Duelo” de Ridley Scott entre os filmes e Dennis Villeneuve entre os diretores. E apesar de certa má vontade e prognósticos contrários, Kristen Stewart emplacou nominação por “Spencer”.

Vale citar ainda que a neozelandesa Jane Campion se tornou a primeira diretora feminina a receber uma segunda indicação para Melhor Direção (a primeira foi para “O Piano”). A cerimônia do Oscar 2022 volta para o velho Dolby Theatre em Hollywood e premiará filmes lançados entre 1º de março e 31 de dezembro de 2021.O formato misto e semipresencial será descartado a favor de uma gala mais ou menos ortodoxa, isto se tudo correr bem e as variantes do vírus não nos levarem a um cenário que honestamente ninguém quer. O tapete vermelho também deverá ocorrer sem atropelos.