Vem aí a
temporada
musical
Concerto da Orquestra da UEL com
solo de Vanya Elias-José lança 18º
Festival de Música de Londrina
Da Redação

Arquivo FolhaOrquestra da UEL faz o lançamento do Festival no dia 6, composições de Carlos Gomes, Beethoven e Grieg estão no programa A pianista Vanya Elias-José será a solista do concerto de abertura do 18º Festival de Música de Londrina, com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina - UEL - no dia 6, às 20h30, no Cine-Teatro Ouro Verde. Com regência de Norton Morozowicz, a orquestra vai interpretar a sinfonia da ópera ‘‘Fosca’’, de Carlos Gomes, a ‘‘Sinfonia nº 1 em Dó Maior’’, de Beethoven, e o ‘‘Concerto para Piano em Lá Menor’’, de Grieg.
Nascida em São Paulo, Vanya Elias-José começou a se dedicar ao piano com cinco anos. Aos sete já dava seu primeiro recital no Museu de Arte de São Paulo. A pianista foi considerada a artista revelação de 1963 e ganhou a medalha de ouro no Festival Camargo Guarnieri.
Em 1966 ela estreou na Orquestra Sinfônica de São Paulo e, no mesmo ano, seguiu em turnê nacional. A carreira de Vanya Elias-José inclui uma série de premiações. Entre elas, o primeiro prêmio de jovem solista, a comenda Marechal Couto Magalhães, do Instituto Brasileiro Histórico e Geográfico e, em 1968, o Prêmio do Governo do Estado por sua colaboração com a cultura.
No ano seguinte ela se mudou para Paris, onde estudou por três anos com Magda Tagliaferro e Vlado Perlemuter. Em 1971, a intérprete obteve o diploma superior do Conservatório Europeu de Música, de Paris. Desde então, a pianista vem se apresentando em concertos, recitais ou master classes na Itália, França, Espanha, Portugal, Alemanha, Reino Unido, África do Sul, Tailândia, Hong Kong, Cingapura, Austrália, Índia e toda a América Latina. Atualmente, Vanya Elias-José vive em Londres.
O Festival de Música de Londrina, neste ano, vai continuar destacando compositores e intérpretes brasileiros. No ano passado, foram inscritos cerca de 900 alunos em 46 cursos. A organização pretende aumentar esse número. As inscrições começam no dia 7.
O 18º Festival de Música de Londrina é promovido pela UEL, Prefeitura Municipal e Secretaria de Estado da Cultura, com direção de Norton Morozowicz, Magali Kleber e Marco Veronese. Mais informações pelo telefone (043) 324-7233.

mockup