Londres - No início da entrevista para promover o novo "Velozes e Furiosos", agora no número 6, o ator norte-americano Mark Sinclair Vincent, o Vin Diesel, 45 anos, entra na sala animado e pergunta: "Eu não vi o filme ainda, mas você que já viu, acha que eu estava decente?", deixando o repórter sem graça e sem resposta. O ator e produtor, nascido em Nova York, é conhecido por papéis de durão na tela grande, mas a impressão cai por terra quando o encontrado frente a frente: Diesel é sensível, brincalhão e gesticula bastante.
A franquia do filme de carros ‘tunados’ é sucesso há mais de dez anos. O último exemplar da série foi parar no Rio de Janeiro, arrecadando a maior bilheteria da franquia - quase US$ 630 milhões ao redor do globo - mostrando que Velozes é melhor viajando pelo mundo. Inegavelmente, a série é popular e se tornou a menina dos olhos do estúdio Universal, aquele que um dia já produziu interessantes franquias como Parque dos Dinossauros e De Volta para o Futuro.
"Velozes e Furiosos" foi lançado originalmente em 2001, como uma aposta singela, pequeno orçamento (U$38 milhões) e caráter alternativo. O filme estourou na época, tornando Vin Diesel uma estrela internacional.
Com o passar dos anos e sem filmes de similar sucesso, o ator retornou à série, já no quarto episódio em 2009 (após uma pequena participação no terceiro, em Tóquio). O quinto, em 2011, levou o elenco ao Rio de Janeiro com um grande roubo e a adição do lutador de wrestling, que virou ator, Dwayne ‘The Rock’ Johnson no elenco. Neste sexto episódio, que se passa em Londres, Letty (Michelle Rodriguez) retorna, sem memória do acidente que quase a matou, se aliando ao vilão Owen, vivido pelo britânico Luke Evans. As cenas de ação no centro de Londres são o ponto alto.
Perguntado qual a diferença do novo filme em relação aos outros, Diesel para e pensa. "Essa é uma boa pergunta. Você deveria me responder. Eu ainda não vi o filme", brinca.
O ator, que virou pai em 2008, confessou que o impacto da paternidade foi algo que mudou seu jeito durão a carreira. "Você aprende muito quando se torna pai - a ironia é que sempre volto às minhas origens interpretando o Dominic. Cresci em Nova York, e sempre me senti como o Dom. Tive muita responsabilidade colocada nas minhas costas. Para meus amigos, eu sempre era visto como o ‘god father’, protetor, mesmo quando criança", explicou.
"Sabe aquela historia de que invadi um teatro quando eu tinha sete anos? Eu sempre me identifiquei com o Dom. E agora reajo diferente aos personagens após ser pai", continua, afirmando que se sentiu diferente após a paternidade, quando voltou ao personagem de Riddick.
O ator que invadiu um teatro num ato de vandalismo aos sete anos garante que foi naquele momento que decidiu seguir a carreira. "Eu nunca me esqueci a sensação quando entrei naquele teatro. Todas aquelas fantasias. Era um lugar em que a imaginação corria solta, e a habilidade criar era presente. Apesar de não deixar de ser uma invasão", confessou.
"Uma mulher apareceu da escuridão, entrou no palco e nos pediu para sentar na primeira fileira. Não sabíamos se ela fazia aquilo para chamar a polícia, mas ela perguntou se queríamos tentar atuar. Eu aceitei e ganhei 20 dólares por semana, mais do que meus pais ganhavam juntos", continuou. "E assim uma outra parte minha apareceu. Mesmo aos sete anos, era claro que aquele ia ser meu destino. Eu costumava dizer aos meus amigos que eu tinha certeza que seria a maior estrela de cinema do mundo."
Sobre a preparação para as cenas de ação, ele brinca que reza muito antes. "É preciso muita fé, e muita sorte", contou. "A verdade é que os estúdios nunca vão falar do real perigo de realizar aquelas cenas", continua ele, sem admitir quais ele realmente fez. Diesel é também produtor da série. "Assim você é mais ciente sobre orçamento e programação de filmagens. Mas eu me tornei produtor, mesmo, porque o estúdio disse que não faria mais filmes do Velozes. E, já que não iriam mais fazer, eles me convidaram para ser produtor e aceitei."
Uma grande pergunta seria por que uma franquia tão bem sucedida como Velozes não pegou carona na moda do 3D. "Eu odeio 3D. Nós conversamos sobre a possibilidade para o Velozes, mas eu não quis. O único filme que vi em 3D foi Avatar por causa da Michelle (Rodriguez)", diz ele. "Eu deveria me importar com 3D? Jamais vou usar aqueles óculos!"
O próximo filme de Diesel será a continuação de A Batalha de Riddick, com previsão de lançamento para setembro. Por que tantos anos para realizar a continuação? "Não sei se você notou, mas não há mais este tipo de filmes sendo feito hoje - pelo menos, não daquele nível. Não há custo/benefício para Hollywood", explica.
"O público quis que o filme fosse mais sombrio, então tivemos que seguir uma linha mais independente. E não teria sido feito se eu não tivesse uma página no Facebook. De nenhuma maneira eu saberia que essa continuação era tão pedida, se não tivesse o retorno dos meu fãs na página social." Detalhe: o ator tem o impressionante número de 42 milhões de fãs na página.
O próximo episódio da franquia Velozes já tem data para ser lançado (em 2014) e a promessa é de que Jason Statham (de Os Mercenários) seja o vilão da vez.

mockup