Curitiba - A cantora paulista Vânia Bastos não hesitou quando foi convidada para gravar um disco em homenagem aos 30 anos do Clube da Esquina, com as músicas que fizeram sucesso nos anos 70 e já foram regravadas por dezenas de músicos brasileiros. ''Quando você escolhe um repertório, não dá para pensar que a música já foi feita. Quando apareceu a oportunidade de gravar o clube, eu pensei: ôba, essas músicas nunca foram feitas por mim'', conta a cantora.
O resultado é ''Vânia Bastos canta Clube da Esquina'', disco que reúne clássicos como ''Nada será como antes'', ''Nascente'' e ''Paisagem na janela'' acompanhadas apenas por piano e uma quarteto de cordas. A cantora apresenta o repertório composto em sua maioria por Milton Nascimento, Lô Borges e Ronaldo Bastos em única apresentação hoje, no Sesc da Esquina, em Curitiba.
A idéia de gravar o álbum 'Clube de Esquina' foi sugerida a Vânia Bastos pelo produtor musical Marco Mazzola. Este é o terceiro CD temático da cantora desde que ela começou a carreira cantando ao lado de Arrigo Barnabé e Eduardo Gudin, hoje seu marido. No disco, Vânia é Acompanhada pelo piano de Luiz Avellar e por um quarteto de cordas. ''Nós gravamos como se fosse ao vivo, em três dias de estúdio. Foi uma experiência fantástica'', considera a cantora.
Ela revela que quando Mazzola lhe apresentou a proposta, ainda não conhecia o pianista Luiz Avellar. ''A sintonia foi imediata e acho que por isso gravamos tão rápido''. Em 15 anos de carreira-solo Vânia lançou nove discos, dois deles dedicados às obras de Tom Jobim e Caetano Veloso, três foram lançados no Japão e na Europa. ''Belas e Feras'', seu trabalho anterior, voltado ao universo das compositoras brasileiras, rendeu-lhe uma temporada de shows assistidos por mais 160 mil pessoas por todo o País.
Por enquanto, Vânia está empenhada em divulgar o novo CD pelo País, mas não esconde a vontade de já se envolver em outro projeto. ''Quero gravar um disco com músicas inéditas ou fazer uma nova gravação do Clube da Esquina ao vivo. Muitas músicas que constam no show ficaram de fora do disco e valeria a pena gravar'', diz. Para Vânia, apostar em músicas inéditas no Brasil é difícil e demanda investimento. ''O artista só consegue emplacar músicas inéditas se tem uma grande gravadora por trás ou se sua música é tema de uma novela'', lamenta a cantora, que já emplacou alguns temas de folhetins. O mais famoso, o sucesso ''Canta, Canta Mais'' tema da novela Éramos Seis, exibida pelo SBT.
Vânia já esteve algumas vezes em Curitiba, a mais recente em show com Toquinho, no Canal da Música, há dois anos. Mas essa é a primeira vez que canta no Sesc da Esquina. No show, ela será acompanhada pelo pianista Tiago
Costa.
Serviço: Show ''Vânia Bastos Canta Clube da Esquina'', às 21 horas, no Teatro do Sesc da Esquina Rua (Rua Visconde do Rio Branco,969).Ingressos a R$ 15,00 e R$ 12,00. Informações pelo telefone (41) 322-6500.

mockup