Vandalismo é crime
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Caroline Vicentini<br> Reportagem Local 
O vandalismo não é um problema de classe social, mas educacional, comportamental, fruto de uma profunda crise de valores, da impunidade, de uma descrença completa em princípios morais básicos, como o respeito, a solidariedade e a aceitação das diferenças.
De acordo com o artigo 163, do Código Penal brasileiro, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito a prisão e multa por danos ao patrimônio público. A pena varia de seis meses a três anos de detenção. Ataques contra o patrimônio público consomem recursos que poderiam ser investidos na área social e na infra-estrutura da cidade. Quem comete vandalismo destrói o que é de todos.
Qual é a sua opinião sobre o vandalismo?
É uma infantilidade. Ato de quem não tem juízo. O vandalismo é uma atitude de desrespeito ao patrimônio.
Isabela Laiane Oliveira Pandulfo, 13 anos
O vandalismo é uma forma de o jovem mostrar a revolta dele em relação à situação familiar. Uns preservam, outros estragam. Todos precisam se unir para zelar pelo patrimônio.
Diocleisson Carvalho Penteado, 14 anos
Muitos pensam que não vão arcar com os prejuízos de um ato de vandalismo, mas acabam pagando. O vandalismo é um ato de desrespeito ao patrimônio e ao próximo.
Dienifer Karoline de Souza, 13 anos


