Valorizando a criatividade
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de janeiro de 2000
Jackeline Seglin
De Londrina
Estão abertas até 31 de janeiro as inscrições brasileiras para o É Tudo Verdade 5º Festival Internacional de Documentários, que acontece no período de 7 a 16 de abril, simultaneamente no Rio de Janeiro e São Paulo.
O evento, dirigido pelo crítico Amir Labaki, é dividido em Mostras Competitivas Internacional e Brasileira, Retrospectivas, Mostra Informativa de Vídeo e TV, Filmes Hors-Concours, Projeções Especiais e Filmes de Jurados.
Organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o É Tudo Verdade tem como objetivo promover o documentário e proporcionar uma maior reflexão sobre o gênero, mostrando a variedade de estilos e temas proporcionada. Amir Labaki disse que, durante anos, o documentário carregou um estigma de ser didático, discursivo, acadêmico, e que essa imagem vem mudando, graças também à difusão dos documentários no Brasil.
No ano passado, 81 produções foram apresentadas em 110 sessões e exibidas em sete salas do Rio de Janeiro e São Paulo. O total de público atingiu cerca de 11 mil espectadores. O melhor filme da competição internacional em 1999 foi o longa-metragem brasileiro Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos, de Marcelo Masagão (que também recebeu Prêmio GNT de Renovação de Linguagem). O curta A Pessoa é Para o Que Nasce, de Roberto Berliner, foi o vencedor da competição nacional.
Outros trabalhos receberam prêmios, como Divórcio à Iraniana (Inglaterra, 1998) menção especial, Copacabana (SP-Brasil, 1999) Prêmio da Associação Brasileira de Documentaristas, Imprensa Negra: Soldados Sem Espadas (EUA, 1998) menção especial, e Futebol Parte 1 (RJ-Brasil, 1998) Prêmio Especial do Júri.
Para este ano, a organização já está agilizando as inscrições e os preparativos para a seleção dos documentários. Os regulamentos e fichas de inscrição podem ser obtidos no site www.kinoforum.org/itsalltrue ou solicitados pelo telefax (11) 852-9601, pelo e-mail [email protected] ou na organização do festival (Rua Simão Álvares 784/2, CEP: 05417-020 São Paulo-SP).
O interessado deve remeter a ficha preenchida e uma fita VHS do filme, acompanhadas de sinopse em português e em inglês, fotos e cromos, e versão em inglês da lista de diálogos ou comentários do filme. O Festival Internacional de Documentários estará recebendo produções concluídas a partir de junho de 1998.
Podem ser inscritos documentários de qualquer duração, realizados em película 16mm ou 35mm, ou em vídeo com cópia no formato betacam e sistema NTSC (vídeos documentários em outros formatos de exibição podem ser inscritos para a mostra não-competitiva). Os organizadores prevêem a seleção de, no mínimo, sete trabalhos para a mostra competitiva brasileira, 15 para a internacional e 15 (nacionais e internacionais) para a mostra não-competitiva. O resultado será comunicado até 28 de fevereiro.
O festival vai escolher o Melhor Documentário do Ano, Melhor Documentário Brasileiro e prêmio especial pela contribuição para a Renovação da Linguagem do Documentário. O evento poderá criar um prêmio específico para curtas-metragens, caso mais de um terço dos selecionados sejam nesse formato (duração até 35 minutos). O É Tudo Verdade está aberto, ainda, para parcerias que resultem em diferentes prêmios a serem anunciados no encerramento do festival.
É Tudo Verdade 5º Festival Internacional de Documentários, de 7 a 16 de abril, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Inscrições até 31 de janeiro. Regulamento e fichas de inscrição pelo telefax (11) 852-9601, e-mail [email protected], site: www.kinoforum.org/itsalltrue ou na Rua Simão Álvares 784/2 CEP: 05417-020 São Paulo-SP.