Francelino França
De Londrina
O brasileiro sempre foi chegado a uma simpatia para atrair energias benéficas. Mesmo quem não acredita muito ‘‘nessas coisas’’ costuma ter seus rituais
No terreno de simpatia, imaginação é o que não falta aos brasileiros. Ainda mais agora que entramos num ano redondo e cheio de misticismo – o ano 2000. Que podem ser feitas ainda hoje, primeiro de janeiro. É como diz o ditado, antes tarde do que nunca. Muitas simpatias estão relacionadas com amor, dinheiro e paz. Mas o que vale é pensamento positivo.
Para quem finge não acreditar, não resista à tentação de pelo menos pronunciar ‘‘pé de pato mangalô 3 vezes...’’, e seja simpático em relação ao ritual dos crédulos. Se alguma coisa der resultado positivo, pode irradiar para você também. Nunca se sabe...
Diz a tradição, que na Índia são atirados na fogueira objetos que representam impurezas e doenças. Os japoneses costumam fazer limpeza da casa e pendurar uma corda de palha de arroz na porta de entrada. Eles acreditam que esse ritual afasta os maus espíritos do lar. Soltar balões carregados de desejos secretos é uma simpatia oriental de muita tradição. Essa idéia é repetida pelas colônias nipônicas por aqui. No Brasil, como é de hábito, a ordem é muvucar tudo e absorver um pouco de cada cultura.
Nunca é demais repetir que é costume vestir branco com pelo menos uma peça nova. O branco simboliza paz, como também o renascimento. Outro ítem imprescindível para atrair bons fluidos é o louro. Folha de louro na carteira é para não faltar grana, e não para aromatizar o dinheiro.
O numerologista carioca Gilson Chveid Oen preparou um mantra para ser repetido no primeiro dia do ano 2000. ‘‘De Corpo e Alma 2000’’, diz o especialista, é para fortalecer a receptividade às mudanças que estão por vir, além de revigorar a harmonia.
Noves fora o machismo, diz a tradição que cumprimentar um homem nas primeiras horas do novo ano dá sorte. Só não vale apelar na hora da confraternização. Para ter um 2000 de mãos dadas com o sucesso, ao amanhecer do primeiro dia do ano, entre no mar e pule 7 ondas, fazendo um pedido para cada onda que pular. O cuidado nessa simpatia é para não engolir muita água salgada.
A simpatia para que a saúde reine em sua casa tem o seguinte ritual: pegue uma fita vermelha e vá dando nós ao mesmo tempo em que vai proferindo ‘‘esta fita representa todas as doenças que importunam meu lar. Porém, assim como amarro esta fita, também estarão sendo amarradas todas as doenças’’. No dia seguinte, não esqueça de enterrar a fita num quintal ou jardim.
No dia primeiro, os magos recomendam deixar luzes e velas acesas por toda a casa, como também espalhar um pouco de arroz em todos os cômodos. O arroz é sinônimo de fartura e sempre traz boas vibrações. Para dar sorte no amor, coloque um punhado de arroz na água e deixe repousar durante uma noite toda, no sereno. No dia seguinte, espremer o arroz até que fique apenas o caldo branco. Coar e acrescente um vidro de flor de laranjeira. Banhar-se das cabeças aos pés pedindo a Yemanjá graças no amor.
E finalmente, coloque um pedaço de imã perfumado em seu bolso, proferindo as seguintes palavras: ‘‘esse imã servirá para atrair bons negócios e ótimas oportunidades durante o ano 2000, repelindo todo e qualquer mal que possa me acontecer’’. O imã precisa ser pequeno, pois deve estar em sua carteira de dinheiro durante o ano todo.