France Presse



Reprodução‘‘Larry Flint’’, melhor filmeBERLIM - O filme ‘‘Larry Flynt’’ (O Povo Vs Larry Flynt), de Milos Forman, um dos favoritos do 47º Festival Internacional de Cinema de Berlim, venceu ante seu rival mais direto, ‘‘O Paciente Inglês’’. ‘‘Larry Flynt’’ recebeu o Urso de Ouro, atribuído pelo júri presidido pelo ex-ministro francês da Cultura, Jack Lang.
O Urso de Ouro coroa a volta ao cinema, após sete anos de ausência, do diretor norte-americano de origem checa de ‘‘Alguém Voou sobre o Ninho do Cuco’’, ‘‘Amadeus’’ e ‘‘Valmont’’. Milos Forman, de 64 anos, é um dos cinco candidatos ao Oscar de melhor diretor, que será entregue no próximo mês.
O prêmio especial do jurado foi atribuído a ‘‘He Liu’’ (O Rio), do taiwanês Tsai Ming-liang (de 39 anos), que obteve o Leão de Ouro em Veneza com ‘‘Viva o Amor’’.
ReproduçãoJuliette Binoch: melhor atriz


Prata ‘‘O Paciente Ingês’’, do britânico Anthony Minghella, favorito para o Oscar com 12 indicações, recebeu o Urso de Prata para a melhor atriz, atribuído à atriz francesa Juliette Binoche. Ela faz o papel de Hanna, enfermeira de um misterioso personagem, vítima de grandes queimaduras (Ralph Fiennes), no filme que se passa durante a Segunda Guerra Mundial.
Juliette Binoche está entre as indicadas para o Oscar de melhor atriz.
O jovem ator norte-americano, Leonardo DiCaprio, recebeu o Urso de Prata de melhor ator por seu papel na versão moderna de ‘‘Romeu e Julieta’’, segundo filme do australiano Baz Luhrmann, que mistura o kitsch e o ‘‘destroy’’ da peça original de William Shakespeare, mas ao estilo MTV.
Durante muito tempo esquecido na lista de premiados, o fértil Raul Ruiz recebeu um Urso de Prata pela obra excepcional deste diretor franco-chileno, nascido em 1941 em Puerto Montt e radicado na França desde os anos 70.
Presente em Cannes no ano passado com ‘‘Três Vidas e Só uma Morte’’, que deu a Marcello Mastroianni um de seus últimos papéis, Raul Ruiz apresentou em Berlinale, em um concurso, a ‘‘Genealogia de um Crime’’, em que Catherine Deneuve interpreta um papel duplo.
ReproduçãoLeonardo DiCaprio, melhor ator

Outros Prêmios O francês Eric Heumann obteve o prêmio com ‘‘Port Djema’’, um filme sobre o dilema do compromisso e as ambiguidades da política francesa na África, rodado em Eritréia. Eric Heumann não é um recém-chegado ao mundo do cinema, visto que foi ele quem produziu ‘‘Indochina’’ e os filmes de Theo Angelopoulos.
O prêmio de melhor roteirista foi concedido ao polonês Zbigniew Preisner (‘‘Uma Ilha na Rua dos Pássaros’’) e o prêmio à melhor revelação jovem feminina foi para a polonesa Anna Wielgucka (Miss Nobody).
O filme brasileiro ‘‘O Sertão das Memórias’’, de José Araújo, ganhou o prêmio Wolfgang Staudte, concedido paralelamente ao Festival. Ele tinha sido apresentado no foro internacional, que consagrava uma homenagem ao cinema brasileiro com a projeção de oito filmes recentes.
O júri era formado pelos diretores cubano Humberto Solas, a chinesa Ning Ying e o tunisiano Ferid Boughedir, bem como as atrizes Maggie Cheung (Hong Kong) e Marianne Sagebrecht (Alemanha).