UOL põe mais música na Internet
PUBLICAÇÃO
sábado, 08 de janeiro de 2000
Michele Muller
De Curitiba
Especial para a Folha 2
Faça uma lista de sites especializados em música. São muitos? Com certeza. Tantos, que a maioria acaba se perdendo na grande teia virtual. Mais difícil ainda é conseguir o endereço daquele específico com informações sobre discos ou de outro que oferece centenas de músicas para download.
A Universo OnLine o maior portal e provedor nacional percebeu que era hora de salvar os surfistas que, em busca de letras e melodias, acabam se afogando no mar eletrônico. Lançou, em dezembro último, uma estação cujo objetivo é explorar todas as formas de se abordar música na internet.
O site apresenta um arquivo com cerca de 70 canções que, desde que o usuário disponha de um modem com velocidade mínima de 33.6 Kbps, podem ser baixadas nos três principais formatos de gravação compactada de som: Real Audi, MP3 e Windows Media.
Textos produzidos por dois jornalistas da UOL têm seções especiais na página. São levadas à rede, periodicamente, entrevistas com cantores (a desta semana é com o grupo Nação Zumbi), notícias, dados sobre discos recém-lançados e agenda de shows que pelo menos por enquanto é restrita à programação das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Ali também estão links para grandes revistas, como a Showbizz e a Galeria do Rock.
Para abusar um pouco mais das possibilidades que o meio permite, a estação prepara clipes exclusivos, gravados no estúdio da UOL. O da Nação Zumbi e da cantora Marianne Faithfull já pódem ser assistidos na tela do computador. Outros destaques do site são o acesso a home pages oficiais de dezenas de cantores e cartões postais estampados com caricaturas de personalidades como Caetano Veloso e Noel Rosa.
Segundo a jornalista Bia Abramo, gerente de Música do Universo Online, um dos desafios de sua equipe é abrir espaço para todos os estilos, do jazz ao pagode. Não queremos ser discriminatórios. Nossa intenção é comtemplar todo o cenário musical produzido e consumido no Brasil, explica.
Até agora, no entanto, esse cenário está mais de acordo com o das rádios para público jovem. Quase todas as canções guardadas no arquivo sonoro que, espera-se, seja constantemente complementado são de nomes brasileiros surgidos nos anos 90, como Cássia Eller, Chico César, Banda Eva, Belô Veloso e Mestre Ambrósio.
O grande mérito da página é ter conseguido escapar de se transformar uma mera versão eletrônica de revistas impressas ou de programas de rádio. Existe uma sobreposição de mídia, e todas têm características diferentes. A internet exige mais criatividade do que um jornal porque pede que as informações sejam apresentadas de diversas maneiras. Ninguém aguenta ler um texto muito grande na tela, defende Bia.
A média de visitantes que a estação tem recebido não foi divulgada pela gerente. Ainda é muito cedo para se falar disso, diz. Mas a OUL está acostumada com números grandes, e esse site não deve ser uma exceção. Lançado a quase quatro anos, o portal é acessado por cerca de 4,6 milhões de internautas por mês.
O endereço para entrar na Uol Música é www.uol.com.br/musica.