Universo geek em peso na noite do Oscar
'Coringa' recebeu 11 indicações e aparece como favorito na categoria melhor ator com Joaquim Phoenix; Star Wars e Vingadores concorrem pelos efeitos visuais
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 07 de fevereiro de 2020
'Coringa' recebeu 11 indicações e aparece como favorito na categoria melhor ator com Joaquim Phoenix; Star Wars e Vingadores concorrem pelos efeitos visuais
Rafael Fantin - Grupo Folha
Os fãs dos quadrinhos e dos filmes do universo nerd têm muitos motivos para acompanhar a noite do Oscar no próximo domingo (9). Vilões, super-heróis e a resistência contra o Império galáctico vão desfilar pelo tapete vermelho em Los Angeles, na Califórnia.
“Coringa” puxa a fila geek com 11 indicações, entre elas, melhor filme e melhor ator. O longa metragem entrou para a história com a premiada atuação de Joaquim Phoenix na pele do comediante Arthur Fleck, que renasce como o arquirrival de Batman após uma escalada de desilusões e violência.
O diretor de Coringa, Todd Phillips, também concorre a estatueta de melhor direção. Quem também aparece entre os diretores indicados é Martin Scorsese, pela produção da Netflix “O Irlandês”. Recentemente, o diretor americano responsável por clássicos do cinema como “Os Bons Companheiros” e “Taxi Driver” fez declarações polêmicas sobre os filmes de super-heróis. Segundo ele, os filmes da Marvel não deveriam ser considerados como “cinema”.
A coincidência da noite é que justamente o filme de Scorsese pode acabar com a festa nerd no tapete vermelho. O longa metragem de 3h30 min recebeu 8 indicações para o Oscar e concorre ao prêmio de melhor filme. Além de aparecer como a principal ameaça ao domínio de “Coringa”, “O Irlandês” também duela com outros dois filmes geek ao prêmio de melhor efeitos visuais: “Ascensão Skywalker” e “Vingadores: Ultimato”.
O nono filme de Star Wars encerra a história do clã Skywalker contra o Império, iniciada por George Lucas com “Uma nova esperança”, em 1977. O último capítulo da saga principal – responsável por revolucionar o cinema na era dos efeitos especiais – também foi indicado para trilha sonora original e edição de som. Já “Vingadores: Ultimato” encerrou a Saga do Infinito com mais de 20 filmes interligados pelo Universo Marvel desde 2008 com “Homem de Ferro”. A derrota do vilão Thanos foi contada com um show de efeitos visuais em uma batalha épica.
“O Irlandês” entrou na briga pelo prêmio pelo uso da tecnologia para deixar mais jovens as lendas dos cinemas Robert de Niro, Al Pacino e Joe Pesci, que integram o elenco estrelado da produção em streaming.
Assista o Folha Nerd na MultiTV: