Será que nós temos prazo de validade? Existe um padrão específico para ser mulher? Diante destas questões, as bailarinas da Trama Cia. de Dança, de Belo Horizonte, desenvolveram o espetáculo ''Pequenas Punições Diárias'', que será apresentado em Curitiba de hoje a domingo, no Teatro da Caixa.
O trabalho é inspirado na obra homônima da artista plástica francesa Annette Messager, na qual ela apresenta pequenos sacrifícios vividos pelas mulheres diariamente, como fazer depilação, tirar as sobrancelhas e passar pelos mais diversos tratamentos de beleza para os cabelos, entre outros. ''A partir disso cada uma das bailarinas foi trazendo uma sensação para a pesquisa. O espetáculo é o resultado de experimentações realizadas a partir das sensações de cada uma'', explica a diretora da companhia, Joelma Barros.
Dependendo dos movimentos de cada bailarina em cena, o espetáculo se modifica de uma apresentação para a outra, numa referência às modificações que a ação do tempo produz em nós. ''Os padrões de beleza impedem que a ação do tempo interfira sobre as mulheres. Eu posso, ou não, deixar a ação do tempo interferir. Elas (as bailarinas) jogam com esses padrões'', afirma Joelma.
O grupo trabalha também com a ideia da mulher mosaico, que resulta da imagem cristalizada de juventude criada artificialmente para conter os efeitos da passagem do tempo no corpo feminino. ''No início, os movimentos surgiram muito recortados, precisos, desenhados. Mas não se pode falar da mulher sem falar de ciclo. Então, o redondo foi introduzido a partir de momentos muito fortes, de um gestual muito forte'', conta a diretora.
O diálogo desse universo feminino com o masculino é apresentado, segundo Joelma, por meio de elementos cênicos que representam ora a presença, ora a ausência. No caso do figurino essa representação se dá através das cores. ''São cores mais masculinas como o azul, o preto, o cinza e o marrom, apesar de serem roupas de mulheres'', justifica a diretora. O vídeo é outro recurso utilizado pela companhia para expressar esses contrastes. ''Pequenas Punições Diárias'' é o espetáculo de estreia do grupo, formado no início de 2007. A apresentação de hoje será a primeira da companhia no Paraná.

SERVIÇO
- Pequenas Punições Diárias
Quando - Hoje e sábado às 21h e domingo às 19h
Onde - Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280, Edifício Sede II), em Curitiba
Quanto - R$ 10 e R$ 5 (clientes, idosos e estudantes) Classificação - 16 anos
Mais informações - (41) 2118-5111

mockup