A metáfora do “rio da nossa aldeia” é usada como fio condutor do espetáculo “Travessia” que conta a trajetória de 25 anos de existência do Ballet de Londrina. A montagem é atração do 17º Festival de Dança de Londrina nesta sexta-feira (4) e será apresentada às 20h, no Teatro Ouro Verde. Com direção de Leonardo Ramos, o programa de uma hora e meia reúne trechos dos espetáculos mais emblemáticos da companhia que serão encenados de forma mais ou menos cronológica para propiciar uma percepção das profundas revoluções de linguagem pelas quais o grupo passou até conquistar um lugar só dele na dança brasileira. A coletânea é costurada por textos poéticos escritos e narrados ao vivo pelo dramaturgo e ator Renato Forin Jr.

Em “Travessia”, os bailarinos permanecem o tempo todo em cena e transformam-se, às vistas do público, de uma peça a outra do programa, que começa na década de 90 e segue até o futuro. Nessa viagem ao tempo, o público vai ter a oportunidade de assistir a um remake do primeiro duo apresentado pela companhia, chamado “Um Ex...”.

Deste princípio neoclássico, a companhia dá um salto para o contemporâneo, sua linguagem definitiva, com “...à Cidade” (1996), coreografia pulsante realizada ao som de Astor Piazzola e com inovações, como o uso da dança aérea. Na sequência, a coletânea inclui trecho de “Nunca” (2001), montagem sobre as necessidades essenciais do homem e um questionamento sobre o que teria lhe restado de autêntico.

De 2007 e 2010, respectivamente, estarão presentes partes de “Decalque” e “A Sagração da Primavera”, peças que consolidaram o lugar do Ballet de Londrina como inventor de uma linguagem singular, caracterizada pelos movimentos horizontais e pela busca de inéditos eixos de apoio para os bailarinos. O programa termina com excertos de trabalhos mais recentes: “Sem Eira Nem Beira” (2013), inspirado na fé e nas tradições brasileiras a partir do Movimento Armorial, e “Oração Pelo Fim do Mundo” (2017), retrato pungente de um presente de dor, que teima em sufocar as diferenças. O prenúncio de futuro fica por conta de um pequeno trecho de “Cinematógrafo”, nome provisório da montagem que está sendo preparada e que elabora movimentos a partir de trilhas inesquecíveis do cinema.

Serviço:

17º Festival de Dança de Londrina

Espetáculo "Travessia", com Ballet de Londrina

Quando - Sexta-feira (4), às 20 horas

Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Quanto - R$10 e R$5 (meia-entrada)

Pontos de venda - Bilheteria do Teatro Ouro Verde e www.sympla.com.br