Zeca Corrêa Leite
De Curitiba
A vida vista sob uma lupa, ampliando os pequeninos momentos do cotidiano. Em síntese este é o tema de ‘‘Pelo Buraco da Fechadura’’, espetáculo que terá sua última apresentação hoje, no Canal da Música, Auditório 3, dentro da mostra paralela do 9º Festival de Teatro de Curitiba. No elenco estão as atrizes Teresa Sequerra e Raquel Rocha. Participação especial do ator Tavinho Teixeira.
O espetáculo escrito e dirigido pelos três artistas alterna reflexão e ação, onde se discute, entre outros assuntos, o ser humano como produto das circunstâncias e a incomunicabilidade entre as pessoas. Esses itens estão enfeixados na encenação em três episódios.
Mas para colocar em prática as digressões sobre a vida, Raquel, Teresa e Tavinho partiram de uma pesquisa teatral empreendida por eles, tendo por base a reformulação do naturalismo. ‘‘A encenação tem um caráter extremamente intimista. O espaço físico deve estar desprovido dos signos que caracterizem um espaço teatral’’, sugerem.
‘‘A proximidade do público com os atores e os temas simultaneamente cotidianos e universais, facilitam a identificação do público com as personagens e as situações por elas vividas’’, garantem os artistas. Daí o título ‘‘Pelo Buraco da Fechadura’’, pois é como se a platéia espreitasse, atenta, ao desenrolar de vidas que são tão próximas.