Uma janela para o mar
PUBLICAÇÃO
domingo, 23 de novembro de 1997
Luiz Claudio Oliveira
Curitiba
Fotos Divulgação
A exposição que Janete Mehl abre hoje no Solar do Rosário é para atrair apreciadores das artes plásticas e também mergulhadores profissionais ou amadores. A artista tem como tema justamente o fundo do mar. Mais que isso, ela faz questão de mostrar sua arte através do hiper-realismo, o que torna os quadros verdadeiras janelas de um sea world. A única diferença é que a paisagem está imóvel.
Seria muito fácil se quisesse estilizar ou fazer qualquer pintura não figurativa com este tema que é rico em cores e detalhes, mas decidi tentar o hiper-realismo, que é mais difícil, esclarece Janete. E realmente ela consegue jogar na tela todos os detalhes, principalmente os reflexos, a transparência e mesmo as expressões galhofeiras de certos golfinhos. E faz isso na técnica óleo sobre tela.
Janete começou a carreira desenhando, como autodidata, em 1986. Mais tarde passou a frequentar alguns cursos e foi discípula de Raimundo Lewin Jaskulski. Também frequentou a oficina de modelo vivo ministrada pelas orientadoras Dalva Lobo e Maria Ivone Bergamini, no Museu Alfredo Andersen.
Técnica É uma pintora compulsiva e sua produção é extensa. Sua técnica e apuro são tão refinados que já chegou a trabalhar como desenhista cartográfica em empresas de consultoria.
A arte de Janete é como um mergulho em águas rasas e tépidas dos oceanos tropicais, a uma profundidade onde os raios solares ainda tingem as águas de azul, e a fauna marinha resplandece em formas exóticas e cores exuberantes, afirma o advogado, jornalista e crítico de arte Francisco Souto Neto.
Essa fixação no mundo aquático vem do início da carreira da artista. Sempre desenhei, mas quando comecei a pintar, tudo o que olhava tinha água. Fazia marinhas, florais e figuras humanas, mas sempre com a água presente, lembra. Daí para frente, ela literalmente mergulhou neste tema.
Exposição individual de Janete Mehl - no Solar do Rosário (Rua Duque de Caxias, 4, fone: 041/225-6232), em Curitiba. Abertura hoje, às 11 horas. Até 3 de dezembro.