Uma idéia e uma câmera na mão
A profissionalização como marca da nova fase do cinema nacional tem exigido, cada vez mais, a capacitação de pessoal para a produção cinematográfica. Por isso, são fundamentais as ações de todos os estágios da produção, desde a elaboração do projeto até a distribuição do filme. Este argumento é um dos motivos que levaram o jornalista Caio Julio Cesaro a dar sequência a um projeto pessoal: produzir cinema em Londrina. O próximo passo é a 1ª Oficina de Realização em Cinema de Londrina, que acontecerá nos dias 31 de outubro, 1º, 7, 8, 28 e 29 de novembro, no Arquivo Cultural. O resultado será um filme curta-metragem em Super-8 (película oito milímetros).
A oficina é a primeira atividade do Núcleo de Cinema e Vídeo de Londrina, que visa reativar a produção cinematográfica na cidade. As inscrições começam hoje e podem ser feitas na Central de Intercâmbio, pelo fone (043) 322-0890. As vagas são limitadas. A taxa de inscrição é de R$ 450,00, que podem ser divididos em três vezes.
A produtora vai fornecer filmes virgens (incluindo processamento), roteiro impresso do filme, câmera, tripé, equipamento básico de iluminação e equipamentos para montagem do filme e mixagem de som. Além disso, os participantes vão conhecer equipamentos 16mm (Câmera Bolex) e 35mm (Câmera Arriflex) e receberão um certificado e uma cópia do filme telecinado em fita VHS.
Para dar o curso, Caio Cesaro convidou a Cinema 8-16-35 - Invasores da Tela, de São Paulo. A equipe vem realizando esta atividade na capital paulista com estudantes, cineastas iniciantes, cinéfilos e videomakers. Com filmes resultantes dessas oficinas, a Cinema 8-16-35 já recebeu quatro Kikitos na Mostra Super-8 de Gramado. A coordenação ficará a cargo de Sérgio Concílio (direção), Marcos Fontana (fotografia) e Elza Corsi (produção).
A oficina será dividida em três partes: introdução teórica e pré-produção, produção e pós-produção. Na primeira etapa, com duração de dois dias (10 horas cada), será feita a análise de tópicos teóricos de Cinema, direcionados para a realização do roteiro proposto, e planejamento da produção do filme. Na etapa de produção, também em dois dias e com a mesma carga horária, será realizado o filme, com os participantes distribuídos em equipes de direção, produção e fotografia. Nos dois dias da etapa final será feita a montagem, através do processo com moviola e coladeira, e a sonorização do filme. Posteriormente, o material poderá ser encaminhado para festivais.
A tarefa de Caio Cesaro não é fácil, mas ele está apostando nos seus projetos. O jornalista, que cursa mestrado em Comunicação e Mercado em São Paulo, já fez seu primeiro curta-metragem, Final Feliz, com a mesma equipe da Cinema 8-16-35. O filme concorreu na Mostra Super-8 do 26º Festival de Gramado, este ano.
O filme foi mandado para os Estados Unidos para ampliação de película para 16 milímetros. O material foi enviado para um estúdio na California, o Interformat - o mesmo utilizado por Oliver Stone na ampliação de algumas partes de Assassinos por Natureza, conta. Quando a nova versão estiver pronta, no ano que vem, Caio Cesaro vai encaminhar o filme para festivais nacionais e internacionais.
Com a criação do Núcleo de Cinema e Vídeo de Londrina, Caio Cesaro pretende discutir o audiovisual em todos os seus aspectos, sobretudo, a questão do novo cinema nacional. A minha intenção, com esta oficina, é preparar pessoas para técnicas de cinema, além de incentivar produções posteriores em Londrina, comenta. Ele acredita que o fato de preparar mão-de-obra qualificada para produção cinematográfica é fundamental para a profissionalização. Outro fator é que as leis de incentivo estão permitindo a regionalização das produções cinematográficas. Dessa forma, fica mais fácil sensibilizar o empresariado e conseguir patrocínio. Londrina e as cidades da região têm muitas histórias para ser contadas através do cinema.
1ª Oficina de Realização em Cinema de Londrina - Inscrições a partir de hoje, na Central de Intercâmbio, pelo fone (043) 322-0890. Taxa: R$ 450,00. Produção-executiva: Caio Cesaro/Núcleo de Cinema e Vídeo de Londrina. Apoio: Central de Intercâmbio e Arquivo Cultural.Arquivo FolhaCaio Julio Cesaro: Minha intenção é preparar pessoas para técnicas
de cinema, além de incentivar produções posteriores em LondrinaJackeline Seglin





