Uma história universal
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de janeiro de 2000
Uma história universal
Pluft, o Fantasminha estreou em 1955 e percorreu o mundo nas versões Pluft, the Little Ghost; Plouft, le Petit Fantôme, Pluft, el Fantasmita, Pluft, das Geistenhein, e mais uma infinidade de sotaques. Um fantasminha medroso, juntamente com outros familiares fantasmagóricos, ajudam uma garota (Maribel) a livrar-se do marinheiro Perna-de-Pau, o malvado fanfarrão.
Mamãe, gente existe?, questionamento emblemático do clássico, resume a tocante fábula sobre o medo de crescer. O inestimável tesouro do texto sobre piratas e fantasmas emerge, segundo os estudiosos da obra, porque a autora escreveu a peça da perspectiva da criança, mostrando situações vividas no processo de superação da insegurança infantil. O universo híbrido da fantasia interliga personagens sobrenaturais com crianças de carne e osso. Mesmo com o tom farsesco de muitas cenas, a peça abraça outro tema universal, como se relacionar com o ser diferente.
Maria Clara Machado conseguiu solidificar seu nome num terreno de não muita literatura dramática. Além de Pluft, figuram entre seus maiores sucessos A Bruxinha que era Boa, O Cavalinho Azul e A Menina e o Vento.
A escritora Cláudia de Arruda Campos, dentro da série Artistas Brasileiros, lançou pela Edusp, o livro Maria Clara Machado. Nele, a autora traça um panorama do teatro infantil no Brasil, o surgimento do clássico Pluft..., a repercussão da obra no cenário teatral brasileiro, numa visão crítica e esclarecedora. Além disso, ressalta a importância do teatro O Tablado, um misto de espaço cênico e escola de atores que mantém a mesma simplicidade há mais de 40 anos, preservando a pureza cultural característica.
O livro não esquece de ressaltar a evolução de Maria Clara Machado como dramaturga. O Tablado continua cumprindo sua vocação de formiga carregadeira transportando folhas para abastecer um celeiro que nem é seu, declaração de Carlos Drummond de Andrade, em 1971, que pode ser reproduzida novamente nos dias de hoje com a mesma força.
O ateliê dramatúrgico onde nossa maior autora de teatro infantil esculpe seus tesouros sempre foi O Tablado. O timming de sua linguagem, o domínio de construção dramática, o ritmo das peças e a composição de personagens complexos na obra de Maria Clara Machado são resultado de um trabalho árduo de vivência diária no Tablado. (F.F.)
Para saber mais sobre a obra de Maria Clara Machado leia o livro Pluft, o Avesso Poético de um Fantasma, de Denise Moreira de Souza, editado pelo Minc-Inacen, 1986.