Um surpreendente complexo histórico, que explica as fases da colonização e desenvolvimento da cidade de Maringá e da Região Norte do Paraná. Este é o Museu Cesumar, que será aberto ao público hoje reunindo propostas que misturam conhecimento, educação e interatividade.
As obras duraram três anos, e custaram cerca de R$ 2 milhões. ''Foi tudo feito por etapas. Primeiro, conseguimos a casa, depois começamos a trabalhar na Tulha e, por último, no Museu multidinâmico'', declara Loide Caetano, diretora do Museu, apontando orgulhosamente para as estruturas da ''Casa do Pioneiro'', construção de 1953, restaurada e transportada para dentro do campus da Universidade, e da ''Tulha de Café'', um galpão tombado pelo Patrimônio Histórico de Maringá e também preservado pelo campus. ''Mesmo depois do transporte para dentro da instituição, cada elemento histórico está exatamente em seu lugar. O madeiramento é cem por cento original'', explica Loide.
Além dos elementos tradicionais, um dos maiores destaques do Museu é a construção de uma estrutura que conta com diversas plataformas interativas, formato inédito no Paraná. ''O Museu que é estático, no Brasil, não atrai. Nós ainda somos um País novo, e a Região do Norte do Paraná é ainda mais jovem do que as outras'', afirma o professor Wilson de Matos Silva, reitor da Universidade e idealizador do projeto.
Proporcionando uma moderna viagem ao passado, os corredores do recém-inaugurado Museu são repletos de atrações tecnológicas, que surpreendem pela interatividade com o público. Nas três estações batizadas de ''Túnel do Tempo'', é possível acompanhar a história da cidade de Maringá desde a década de 20 - época em que a Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná chegou à região - até os dias de hoje.
Ao invés de quadros tradicionais, nas paredes estão penduradas diversas telas de 42 polegadas e monitores touchscreen, que permitem o acesso do público ao conteúdo selecionado. ''Uma das nossas inspirações é o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo'', admite a diretora do Museu. ''A ideia é proporcionar muita interação e muito movimento. Som e imagem combinados com alta tecnologia. O que existe de ponta no mundo nós desenvolvemos aqui, com a colaboração dos alunos de nossos cursos'', ressalta o reitor.
Apontando para o futuro, o passeio tecnológico termina na sessão de cinema de tecnologia '4D': uma jornada tridimensional pela cidade de Maringá, filmada com câmeras especiais e que também conta com a movimentação das cadeiras durante o percurso. ''O filme custou mais de 200 mil reais e, para a filmagem, contratamos uma equipe de São Paulo, que trabalha com os melhores cineastas do Brasil'', comenta o reitor Wilson, revelando ter tido a inspiração para o filme nos cinemas do Empire State, em Nova York. A estação que completa o Museu é a galeria itinerante, que conta com exposições temporárias de artistas da cidade. Para a inauguração, foram selecionadas imagens do fotógrafo Kenji Ueta, que guardam a memória de diversas épocas de Maringá.
''Eu sou apaixonado por esse Museu. Cresci nesta cidade, e minha família também faz parte dessa história toda'', explica o reitor Wilson, emocionado com a importância do projeto. ''Eu, algumas vezes, fico pensando: minha geração está indo embora, meus pais já se foram, e estamos fazendo aqui um registro permanente, com relatos das últimas pessoas que acompanharam o desenvolvimento da região. Isso não tem preço'', completa.

Serviço
Museu Cesumar
Quando - De segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Aos sábados, o Museu fica aberto das 11h às 16h
Onde - No Campus Cesumar (Av. Guedner, 1.610, em Maringá)
Quanto - A entrada é gratuita e aberta ao público

Uma história interativa do Norte do Paraná
Uma história interativa do Norte do Paraná Uma história interativa do Norte do Paraná Uma história interativa do Norte do Paraná Uma história interativa do Norte do Paraná Uma história interativa do Norte do Paraná Uma história interativa do Norte do Paraná Uma história interativa do Norte do Paraná Uma história interativa do Norte do Paraná Uma história interativa do Norte do Paraná Uma história interativa do Norte do Paraná Uma história interativa do Norte do Paraná Uma história interativa do Norte do Paraná Uma história interativa do Norte do Paraná Uma história interativa do Norte do Paraná