Começa com a alimentação indígena, segue pelas contribuições portuguesa e africana, passa pelo folclore e chega aos nossos dias, contando uma fascinante ‘‘Viagem Gastronômica Através do Brasil’’. Este é o título do livro de Caloca Fernandes, que já está com a primeira edição esgotada, e com a segunda saíndo em 20 dias, pela Editora Senac de São Paulo.
O sucesso do livro deve-se não só pelas receitas mas também pela pesquisa histórica do jornalista Caloca Fernandes. Com um apuro visual de dar água na boca, o autor promove a recuperação das características mais autênticas da culinária nacional.
A viagem gastronômica passa pelas cinco regiões brasileiras e mostra os principais pratos típicos do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, como o pato no tucupi, o caruru do Pará, os canapés de pupunha, queijadinha, filé Oswaldo Aranha e o paranaense barreado.
O autor Caloca Fernandes é jornalista e já trabalhou como redator, editor e diretor de redação da revista Cláudia. Ao lado de Luís Lobo, editou o livro A Cozinha Brasileira, publicado em fascículos. Depois de ter passado por várias publicações da Editora Abril, Fernandes especializou-se em edições culinárias e na direção de arte e fotografia gastronômicas. Desde março do ano passado, começou a dedicar-se exclusivamente às pesquisa para o livro.
O livro tem 253 páginas e a segunda edição estará à venda nas Livrarias Curitiba ou por encomenda à Editora Senac (Rua Rui Barbosa, 377, Bela Vista, São Paulo - SP, CEP 01326-010) ou pelo e-mail: [email protected]

mockup