Uma cidade de muitas cores
DivulgaçãoO inverno continua sendo a paisagem mais característica de Bariloche, e o melhor programa para os que gostam de esquiar
Em maio, a temperatura começa a esfriar, em junho já está nevando. Em julho, na alta temporada, a temperatura oscila entre 0 e 10 graus negativos. A Argentina apresenta características climáticas diversas, como os climas de montanha, árido tropical, árido frio, temperado continental, tropical e subpolar (no extremo sul). Sem dúvida, o inverno continua sendo a paisagem mais característica de Bariloche, e o melhor programa para os que gostam de esquiar.
Nesta estação, o Cerro (ou Centro) Catedral Alta Patagônia é, sem dúvida, a maior atração e local mais concorrido de toda a região. Localizado a apenas 19 quilômetros da cidade, este centro de esportes invernais possui completa infra-estrutura, com sofisticados hotéis, restaurantes, bares e também um cassino. Quem não sabe esquiar pode contar com uma infra-estrutura, específica para este tipo de público. A escola de esqui do complexo oferece cursos de três e seis dias de duração. Se neste prazo a pessoa não conseguir aprender a esquiar, eles prometem devolver o dinheiro investido nas aulas. Também há cursos para crianças e deficientes físicos (uma das novidades desta temporada).
Foram investidos US$ 20 milhões em obras de melhoria estrutural em Cerro Catedral. As pistas, 67 quilômetros no total, ganharam modernos meios de elevação (32 ao todo), que facilitam e dão toda a segurança para se chegar ao topo da montanha em apenas 15 minutos. Por exemplo, a superbubble, uma cadeira com seis assentos, cujo trajeto foi prolongado este ano, e a garaventa, uma cadeira de alta velocidade, com capacidade para transportar seis pessoas. Também há o tbar e o bondinho aéreo.
Para os mais radicais, há aulas de snowboard, (esporte no qual o praticante parece voar numa prancha de surfe). Cerro Catedral, inclusive, possui o único espaço exclusivo para snowboarders da América do Sul, com half-pipe, boarder cross e um jumping park (homologados pela Internatinal Snowboard Federation e a Federação internacional de Esqui). É possível alugar equipamentos de alto nível para os mais diferentes esportes de neve.
A Festa Nacional da Neve acontece anualmente em agosto, evento de grande destaque no calendário cultural e turístico de Bariloche, cuja abertura oficial é marcada por um belo espetáculo pirotécnico e descidas de tochas iluminando as pistas à noite. Tem uma semana de duração e a programação inclui diversas atividades e concursos, como o dos lenhadores, o mais bonito pulôver, a eleição da rainha nacional da neve, o concurso de lenhadores, e espetáculos de comunidades estrangeiras, com muita música e comida típica de cada país representado. Em setembro, as pistas de esqui fecham, as flores dão um colorido todo especial à cidade, que ganha nova cara.





