Uma caçada fora de série
Lançado em novembro do ano passado nos Estados Unidos, este O Confronto custou U$ 49 milhões e rendeu 43, o que significa fracasso retumbante, apesar dos vários apelos ao grande público, como o acrobático astro de artes marciais Jet Li e uma programação de efeitos impressionantes.
Li interpreta Gabriel Yulaw, policial que se defronta com uma forma sinistra de si mesmo, uma espécie de alter ego que escapou de um universo paralelo e mais evoluído, e agora quer liquidar Gabriel. A caçada dele contra ele mesmo leva a um dramático embate entre ambos. O argumento tridimensional dá asas à imaginação, e que imaginação: em cena um Bureau de Investigação do Multiuniverso, isto é, o diretor James Wong e o roteirista Glen Morgan, parceiros em diversos episódios do Arquivo X, resolveram ampliar a curiosidade em torno da possibilidade da existência de universos alternados.
The One foi muito mal recebido pela crítica americana e internacional. Como enredo, de modo geral todos destacaram a mal digerida e mal mixada cópia de A Outra Face, de John Woo, do citado Matrix e até com ressonâncias de um ancestral mais ilustre, O Exterminador do Futuro. Como forma futurista, de novo Matrix é citado como parâmetro. Mas o maior desapontamento seriam os efeitos que, de tão especiais, apagam os atributos marciais de Jet Li, preso numa teia computadorizada.





