Carlos Eduardo Lourenço Jorge
Especial para a Folha2
Ao que tudo indica, o diretor e roteirista irlandês Neil Jordan prossegue sua exploração cerebral sobre a violência - ‘‘Entrevista com o Vampiro’’, ‘‘Nó na Garganta’’ - e oferece agora esta mais recente contribuição ao gênero ‘‘serial killer’’, incluindo de quebra ingredientes extra-sensoriais. É claro que Jordan não é um aventureiro qualquer, e por isso é tola imprudência torcer o nariz por antecipação diante de um argumento e de um filme que, a princípio, não parecem modelos de originalidade.
Lançado há quase um ano nos Estados Unidos, ‘‘A Premonição’’ (em exibição em Curitiba) seria a grosso modo o encontro de ‘‘Os Olhos de Laura Mars’’ com Freddy Krugger, explicado à luz do tratado ‘‘A Interpretação dos Sonhos’’ do doutor Sigmund Freud. Baseado no romance ‘‘Doll’s Eyes’’, de Bari Wood, ‘‘In Dreams’’ concentra sua ação principal na ligação entre a mente prodigiosa de Claire Cooper (Annette Benning), uma ilustradora de fábulas infantis em New England, e a mente doentia de um serial killer, Vivian Thompson (Robert Downey Jr.), determinado a se vingar da infância perdida. A mulher é atraída, torna-se ligada ao assassino, passa a prever seus passos, conhecer suas vítimas, presenciar as mortes. Juntos, empreendem uma bad trip rumo ao sobrenatural e ao horror.
Segundo o próprio Jordan, que tem na filmografia títulos importantes como ‘‘Monalisa’’, ‘‘Traídos pelo Desejo’’ e ‘‘Na Companhia dos Lobos’’, ele foi levado ao projeto por causa do ‘‘aspecto fascinante, ainda que sombrio, do mundo metafísico suspenso numa trama de terror. Há um subtexto no filme, um debate visualmente carregado entre o racional e o irracional: instinto e intuição versus conhecimento científico. Eu vim da Irlanda, de uma cultura repleta de superstição e de um tipo de tradição visionária. E era exatamente para aí que eu queria levar este filme, para este estranho sentimento das coisas, esse lugar que não se pode descrever em palavras’’.
Ainda no elenco de ‘‘A Premonição’’ estão Aidan Quinn e Stephen Rea, este uma espécie de coringa de Jordan.

mockup