Curitiba - Outra boa opção que o Festival de Teatro de Curitiba reserva para hoje é o espetáculo ''A Ponte e Água da Piscina'', dirigido por Gabriel Vilella. Esta é a sexta vez que um trabalho dirigido por ele vem ao festival, mas nesta edição sem o Grupo Galpão. Em ''A Ponte...'' Vilella dirige um elenco de peso na peça escrita por Alcides Nogueira, composto pelos veteranos Walderez de Barros, Cláudio Fontana, Vera Zimmermann e Nádia Vilela. O espetáculo foi indicado em três categorias (cenário, iluminação e texto) para o Prêmio Shell, uma espécie de ''Oscar'' no teatro nacional.
Além de Vilella e de um elenco primoroso, ''A Ponte'' conta com uma equipe que reúne os mais expressivos nomes do teatro no Brasil. J.C. Serroni, assina o cenário do espetáculo e a direção musical é de Babaya. O gênero circo-teatro, velho conhecido do diretor, transforma as mazelas da humanidade abordadas no texto em uma experiência lúdica, conforme afirma o produtor e ator da peça Cláudio Fontana.
A peça trata da loucura humana de uma forma onírica. ''A Ponte...'' conta a história de mãe e filha que moram num sanatório abandonado, localizado num vilarejo marcado por guerras intermináveis. Para sobreviver, as duas vendem farinhas de ossos. A rotina das duas é quebrada quando um noivo em potencial para a filha chega no local, mas o amor dos dois é reprimido pela mãe da jovem. ''A direção de Vilella contribuiu para deixar o espetáculo mais alegre'', considera Fontana.
O diretor, no entanto, não acompanha o espetáculo em Curitiba, já que está em Portugal desenvolvendo outros projetos. ''A Ponte...'' será apresentada hoje e amanhã, no Sesc da Esquina.
A outras duas atrações de hoje ''Mire e Veja'' e ''Memorial do Convento'' apostaram em textos fortes para a montagem do espetáculo. ''Mire e Veja'', dirigida por Pedro Pires, traz 20 histórias curtas adaptadas do livro ''Eles eram Muito Cavalos'', de Luiz Rufatto, que recebeu o Prêmio de Melhor Romance em 2001, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. São situações fragmentadas que contam as situações cotidianas de moradores da capital paulista.
Já ''Memorial do Convento'' transfere para o palco o texto de um dos autores mais consagrados mundialmente. O texto homônimo de José Saramago foi traduzido e adaptado por José Sanchis Sinisterra e dirigido por Chistiane Jatahy. No elenco, a curitibana Letícia Sabattela, Caio Junqueira, Mali Galli, Augusto Madeira, Marcelo Valle e Fernando Alves Pinto. A peça foi uma das mais procuradas do festival até o momento e já teve seus ingressos esgotados. A organização do festival estuda a possibilidade de sessões extras.

mockup