Imagem ilustrativa da imagem Um universo trans musical
| Foto: Divulgação
Banda que se opõe ao machismo e à homofobia traz referências da musa tropicalista Gal Costa e do som do Clube da Esquina



A cena indie nacional está sendo invadida por um grupo que une a sonoridade de dois dos mais musicais estados brasileiros a letras que propõem um debate acerca da posição das mulheres na sociedade brasileira. Comandada por duas cantoras transexuais, a banda "As Bahias e a Cozinha Mineira" tem realizado uma grande turnê para divulgar seu primeiro álbum, intitulado "Mulher", lançado no final do ano passado. Após lotar o Circo Voador, tradicional palco do Rio de Janeiro, o show chega hoje a Londrina, onde será apresentado às 22 horas, no Bar Valentino, numa promoção da festa Barbada.

O nome da banda remete ao fato das duas vocalistas coincidentemente, Assucena Assucena e Raquel Virgínia, terem o mesmo apelido. Já a referência à cozinha mineira foi adotada em homenagem ao estado natal do guitarrista Rafael Acerbi. O trio que deu origem ao grupo se conheceu na faculdade de História da USP, no ano de 2011. A partir de então iniciou uma intensa amizade em torno de ideias musicais e artísticas que compartilhava.

As maiores inspirações sonoras dos estudantes foram os discos lançados pela musa tropicalista Gal Costa e pelo movimento musical Clube da Esquina, comandado por Milton Nascimento. Referências que estão evidentes no repertório da banda que apresenta releituras dos clássicos "A Preta do Acarajé" (Dorival Caymmi), "Vaca Profana" e "Mamãe Coragem" (Caetano Veloso) e "Fé Cega, Faca Amolada" (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos).

Homenagens à parte, o roteiro do show da banda "As Bahias e a Cozinha Mineira" propõe uma viagem sonora rumo ao universo feminino. A narrativa poética e sonora do disco levanta um debate acerca da posição das mulheres na sociedade brasileira – sobretudo das negras, das pobres, das indígenas e das transexuais.

O grupo paulista lançou em novembro de 2015, um álbum em sintonia com as discussões feministas que dominaram os últimos meses, em hashtags como #meuprimeiroassédio e #meuamigosecreto. O disco "Mulher" fala de mulheres, no plural, em músicas como "Uma Canção Pra Você (Jaqueta Amarela)", "Josefa Maria", "Reticências" e "Apologia às Virgens Mães", entre outras faixas.

"As Bahias e a Cozinha Mineira" é formada por Assucena Assucena e Raquel Virgínia (vocais) Rafael Acerbi (guitarra e violão), Rob Ashtoffen (baixo), Carlos Eduardo Samuel (piano e teclado), Vitor Coimbra (bateria) e Danilo Moura (percussão).

Serviço:
As Bahias e a Cozinha Mineira
Quando – Hoje, às 22 horas
Onde – Bar Valentino (R. Pref. Faria Lima, 486)
Quanto – R$ 20

mockup