Simone Mattos
De Curitiba
Um roteiro escrito em Curitiba poderá se transformar em filme nos Estados Unidos. O livro ‘‘Depois da Tempestade’’, do escritor Rodrigo Bertozzi, foi adaptado para o cinema e traduzido para o inglês (‘‘After the Storm’’), numa parceria do autor com o jornalista Marden Machado. Recentemente, o roteiro foi enviado para algumas produtoras americanas que demonstaram interesse em viabilizar o projeto.
O escritor e administrador de empresas Rodrigo Bertozzi, 29 anos, comenta que ‘‘a bola da vez’’ agora em Hollywood são os filmes de caráter espiritual, como ‘‘O Sexto Sentido’’, ‘‘Dogma’’, ‘‘Stigmata’’ e vários outros sucessos de bilheteria. Isto teria despertado interesse sobre a trama escrita por ele, que trata de um tema semelhante e polêmico.
A clonagem de Jesus Cristo, a partir de fios de cabelo encontrados nos fragmentos da cruz, é o ponto alto da sua história, que tem início no deserto de Negev, em Israel, durante uma expedição de padres arqueólogos. A partir da descoberta dos fragmentos, que possibilitariam a clonagem, começa uma sigilosa trama, liderada pelo atormentado cardeal Clive e que tem o apoio da alta cúpula da igreja.
O jornalista e roteirista autodidata Marden Machado, 37 anos, conta que assim que leu a sinopse contida na orelha do livro de Bertozzi, já imaginou a trama adaptada para o cinema. ‘‘Em quatro meses de trabalho, o roteiro estava pronto’’, afirma. Para isto, algumas sequências foram modificadas e outras criadas, para garantir maior mobilidade.
O livro de quase 300 páginas se transformou num filme de 1h50 de duração, para o qual os roteiristas já arriscam palpites: ‘‘O ator Gabriel Byrne estaria num dos papéis principais e a direção ficaria com Neil Jordan ou Ridley Scott’’, aposta Machado.
Bertozzi conta que quando o livro ficou pronto, em 1998, muitas pessoas que o leram comentaram imediatamente que ele daria um bom filme. ‘‘Sempre gostei muito de cinema e da literatura de imagens’’, diz ele. Aos oito anos de idade, Bertozzi ganhou toda a coleção de livros de Júlio Verne, o que teria despertado nele o gosto pela leitura de ação.
Autor de outros dois livros que serão lançados em breve, ‘‘O Despertar’’ e ‘‘A Senhora do Tempo’’, e que também deverão ser roteirizados, Bertozzi critica a falta de ritmo do cinema nacional. ‘‘Por isso, não existe nenhuma possibilidade de ‘Depois da Tempestade’ ser feito no Brasil’’, justifica. Em sua opinião, o roteiro atende perfeitamente às exigências de Hollywood. ‘‘Não escrevemos o roteiro pensando no cinema nacional’’, finaliza.
De concreto, o que já existe é uma cópia do roteiro sendo analisada pela produtora Chatwick & Color, de Louisianna, nos Estados Unidos. Nesse momento, o projeto está em option, uma espécie de prazo solicitado pelas produtoras para análise de roteiros. Segundo Machado, um agente, ligado a uma grande produtora de Los Angeles, também está interessado no roteiro. ‘‘Ele nos prometeu uma resposta até o final deste mês’’, explica.
O thriller de ação teria um orçamento considerado modesto para o padrão hollywoodiano, já que grande parte das cenas poderiam ser gravadas em estúdio. Segundo Machado, seriam gastos entre US$ 20 e 30 milhões. A maior parte das despesas estariam nas quatro locações externas, previstas para o Oriente Médio, Londres, Vaticano e Sardenha.Livro de Rodrigo Bertozzi, adaptado para o cinema pelo curitibano Marden Machado, desperta interesse nos EUA
O escritor Rodrigo Bertozzi e o jornalista Marden Machado enviaram para os Estados Unidos o roteiro espiritualista que chamou a atenção dos produtores

mockup