Um rock de paz e harmonia
PUBLICAÇÃO
sábado, 12 de setembro de 2009
Adriana Ito<br>Reportagem Local 
Garotos que não têm vergonha de dizer ''eu te amo'' para seus amigos, valorizam uma relação amorosa séria e se orgulham em dizer que foi Hebe Camargo quem primeiro acreditou em seu trabalho. E cantam versos como ''Felicidade, paz e harmonia/ Uma mulher, uma família/ O resto vem isso não me importa/ É assim o meu estilo de vida''. Esta é a banda Hori, que está lançando seu primeiro disco - o homônimo Hori (Warner Music).
O pop/rock marca as 12 faixas do disco. ''Não sei se soa pretensioso dizer que temos um diferencial em relação às outras bandas. Mas somos muito sinceros, falamos realmente do que acreditamos. Não nos espelhamos em nenhuma banda ou ninguém, mas sim em nós mesmos'', enfatiza Filipe Galvão, o Fiuk, 18 anos, vocalista que assina várias letras do disco. Além dele, integram a banda Xande Bispo (bateria), Fê Campos (baixo), Renan Augusto e Max Klein (guitarra e backing vocals).
Cantando a paz, os sonhos e o amor, a banda pode causar um certo estranhamento para quem está habituado à rebeldia natural da juventude e às questões existenciais cantadas ao som de guitarra, baixo e bateria. Mas o fato é que, em um mundo onde o normal é ficar com as garotas sem compromisso e as cobranças profissionais começam muito cedo, até há certa ousadia em se admitir que a família é importante. ''Nós valorizamos a mulher porque banalizou muito. E é uma delícia ter alguém do seu lado, em quem você confia'', explica Fiuk.
Em músicas como ''Verdade'' e ''Medo, sonhos e coragem'', o vocalista tenta resgatar esses e outros valores. ''Tá todo mundo esquecendo disso, de lembrar de ser feliz, fazer o que gosta e correr atrás dos próprios sonhos. Tem uma cobrança grande, a gente tem que fazer determinada faculdade... calma, quem disse que o cara não quer ser skatista, ou a menina não quer pintar quadros? Tem que ser mais prazeroso viver'', aponta o vocalista, que assume também outro ''tabu'' no meio da música pop: a fé.
Na canção ''Felicidade, paz e harmonia'' (a mesma dos versos citados no início), Fiuk escreve ''Acredito sempre nessa fé que me ilumina'', sem medo de ser tachado de gospel. ''A fé está com a gente em todo lugar. E fé não tem nada a ver com religião. Respeito todas as religiões, acho legal, mas eu e o meu pai brincamos que nossa religião é o amor e tá ótimo. É preciso ter fé em si mesmo'', declara.
O pai, aliás, é ninguém menos que o cantor Fábio Júnior. Embora isso não tenha contribuído para abrir portas para a banda, já que se trata de estilos e públicos totalmente diferentes, também não é algo que Fiuk queira esconder. ''Tenho o maior orgulho dele, e não me incomoda em nada dizerem que é a banda do filho do Fábio Júnior. Mais do que pai e filho, somos irmãos e amigos'', afirma, confirmando ser um garoto bastante ligado à família.
As músicas do disco estão disponíveis no site www.myspace.com/bandahori.


