Um programa de assuntos
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 27 de junho de 1997
Curitiba 
No começo deste ano três amigos, o jornalista Alessandro Martins, o produtor de shows Marcelo Cunha e o músico Marcelo França, discutiam sobre a convenção de se ouvir música clássica na hora do almoço. Para eles o correto seriam músicas com letras falando de comida. Dessa conversa fiada nasceu um programa que é um dos mais originais da Rádio Educativa FM, em Curitiba, o Tocando no Assunto.
Apresentado aos domingos às 17 horas, é um programa temático, sendo que o mote vem das letras inspiradas de nossos compositores. O Tocando no Assunto número 1 baseou-se no futebol, o segundo falou da comida, depois veio o sobrenatural (assombração), o passarinho e para amanhã está reservado o dinheiro.
Toda semana é assim: aborda-se um tema e os locutores Marcelo Cunha e Alessandro Martins discorrem sobre ele como se estivessem batendo papo num bar. Um convidado especial, obrigatoriamente especialista da área, dá um parecer mais profundo, numa rápida entrevista. O resto é música.
ReferênciasA leveza do programa esconde um trabalho de pesquisa que envolve a biografia dos artistas, referências a obras literárias ou cinematográficas. O interesse é divulgar a música brasileira, no seu sentido mais amplo, seja ela antiga, moderna, pop ou bossa nova.
Em média são tocadas entre 13 e 14 músicas por programa, o que leva os produtores a correrem atrás daquilo que eles próprios colocam como desafio. Pela frente virão temas como o do malandro, coração, mar, lua. Pensou-se no telefone, que deu origem ao primeiro samba gravado, Pelo Telefone, de 1917, na voz de Donga. Até agora sem data para ir ao ar. Está difícil encontrar músicas com telefones, segreda Martins.


