Um empurrão profissional - na hora certa - pode fazer toda a diferença na vida profissional. Quando o assunto é arte então, esse "bilhete" é verdade. Em sua 13ª edição, o Projeto Banda Nova da Funcart, iniciativa cultural que conta com apoio da Prefeitura de Londrina por meio do Promic - Programa Municipal de Incentivo à Cultura - segue abrindo espaço para novos talentos. Um total de 32 artistas interessados, entre bandas e artistas solo, realizaram a inscrição no edital mais recente e foram selecionados os seguintes artistas: Chá de Girassol, Clara Striquer, Rua do Jazz, Sala de Estar, Samuel Amaro, Valter e Cambojan.

Os integrantes da Labareda Fya no Projeto Banda Nova Funcart 2021
Os integrantes da Labareda Fya no Projeto Banda Nova Funcart 2021 | Foto: Divulgação

De acordo com o coordenador da Escola de Teatro da Funcart, Silvio Ribeiro, estavam previstos os seguintes critérios de seleção: projeto autoral, originalidade e ineditismo. "Bem como possuírem uma verdadeira capacidade de aproveitamento da plataforma de lançamento". Ribeiro explica que faz toda a diferença a oportunidade de lançar-se pelo Projeto Banda Nova da Funcart. "Fornecemos um material para eles se lançarem no mercado e nosso trabalho acaba funcionando como um impulso", explica.

Feito chancela, o Projeto Banda Nova da Funcart dá aos novos artistas destaque, retorno e também permite a integração entre os participantes. "Muitas bandas estão muito no começo e graças a esse aval possibilitado pelo projeto, ganham espaço, ampliam o alcance para com o público, assim como um artista oferece ao outro um pouco de seus conhecimentos e também visibilidade. Assim, é network com mais profissionais e também uma experiência muito importante com o público", sustenta Ribeiro.

Além de oferecer ferramentas de divulgação aos artistas e promover um verdadeiro festival de música online, o formato adotado pelo segundo ano consecutivo em razão da pandemia da Covid-19, a 13ª edição do Projeto Banda Nova Funcart oferece quatro oficinas formativas voltadas para o aprimoramento do uso das ferramentas digitais, entre outros temas.

Para dar mais suporte aos interessados, nesta edição foi realizada uma live para tirar dúvidas dos artistas da região de Londrina, além de outros municípios do Paraná interessados em concorrer. Mesmo com o avanço na vacinação contra a Covid-19, a equipe optou por manter as apresentações no formato online. Desta forma, assim como no ano passado, os shows serão gravados e exibidos posteriormente no canal oficial do projeto, no Youtube. As gravações, que serão captadas e editadas pelo produtor musical londrinense Fabrício Martins já foram realizadas.

O Projeto Banda Nova Funcart conta com o patrocínio do Promic e nesse período promove a circulação de artistas de Londrina e região em apresentações exclusivas e intimistas ao longo de um grande festival de música autoral. A iniciativa nasceu nos corredores da Funcart (Fundação Cultura Artística de Londrina), na esteira da Virada Cultural Funcart. Desde então, já contou com a participação de cerca de 150 bandas e 600 músicos independentes de Londrina e região.

Trio Titoho, Matuto e Capiau: talnetos do Banda Nova Funcart
Trio Titoho, Matuto e Capiau: talnetos do Banda Nova Funcart | Foto: Divulgação

Oficinas formativas e Podcasts

As oficinas formativas propostas pelo projeto em 2022 são uma novidade e o objetivo é colocar os integrantes das bandas em contato com produtores culturais e músicos consagrados. Dentre os artistas que deverão fazer parte desta etapa, a cantora e atriz londrinense Simone Mazzer estará presente com a palestra "Relato de Uma Trajetória na Música Independente".

Graduado em Produção Cultural pela UFF (Universidade Federal Fluminense), o produtor Juka Tavares abordará o tema "Lançamento de Músicas nas Plataformas de Streaming". Já a integrante da equipe de produção do projeto, a gestora de mídias sociais Thalita Deldotti realizará a oficina "Configurando Suas Redes Sociais e Ads". E os designers Chiemi Nakahara, Nicolas Lopes e Gabriel Sampaio, da Rubro Lab, agência que assina a comunicação visual do projeto, ficarão responsáveis pela oficina "Comunicação e Branding para Redes Sociais".

A ideia de se conectar com o público em torno da música autoral de uma nova safra de artistas londrinenses - mesmo enquanto as apresentações estão suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus, a equipe do projeto Banda Nova Funcart decidiu investir na circulação da produção autoral dos artistas selecionados lançando um podcast com entrevistas e performances em formato acústico. Com produção e apresentação do jornalista e músico Vitor Struck e produção geral do Flua Cultura, a Banda Nova Cast é uma proposta que veio para integrar e ficar.

Leia Mais: Banda Nova Funcart divulga aprovados em 2021 | (folhadelondrina.com.br)

Serviço:

Projeto Banda Nova da Funcart

Os shows serão lançados em fevereiro

Confira o projeto no Canal do evento no Youtube

Ouça os podcasts:

.
. | Foto: Folha Arte