Um passeio pelo mundo da erva-mate

DivulgaçãoTeresa Urban e Nego Miranda
Teresa Urban e Nego
Miranda lançam
‘‘Engenhos e Barbaquás’’
hoje, em Curitiba
Zeca Corrêa Leite
Em 1980, quando foi criado o Parque do Mate, incluindo aí o museu temático, a Secretaria da Cultura instituiu um concurso fotográfico do qual participou Nego Miranda. Foi esta a primeira vez que ele fotografou mate (e levou o primeiro e terceiro lugares). Dezoito anos depois, o fotógrafo continua apaixonado pela extração ervateira. Hoje, no Espaço Cultural Woodside, em Curitiba, Miranda e a jornalista Teresa Urban lançam ‘‘Engenhos e Barbaquás’’ - um passeio pelo mundo da erva-mate.
Selo de barricaNuma época em que a indústria produtiva está intimamente associada à máquina e à automação, a extração ervateira é vista ‘‘como se fosse coisa de museu’’, observa Teresa. A imagem é enganosa. ‘‘A atividade tem um significado muito profundo: é uma raiz.’’
‘‘A região onde o mate cresce é a de maior preservação das matas em todo o Estado’’, continua Teresa. Ali o homem e a natureza se completam mutuamente. Nego Miranda diz que gosta de viajar por essas paragens ‘‘pouco fotografadas’’. ‘‘É uma região muito bonita, a mais bela do Paraná.’’ Entre os homens que extraem a erva, o fotógrafo extrai imagens.
Nego MirandaFoto da capa de ‘‘Engenhos e Barbaquás’’A parceria de Nego e Teresa, tendo o mate como tema, rendeu inicialmente a publicação de ‘‘O Livro do Mate’’, em 1986. ‘‘Era um pequeno volume quase didático’’, lembra a jornalista. ‘‘Ficou um gostinho de quero mais.’’ ‘‘Engenhos e Barbaquás’’, editado através de recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, traz um apanhado histórico desde a chegada dos brancos no Brasil, a consequente repressão à bebida, passa pela fase áurea da economia extrativista, até chegar aos dias atuais.
Nego MirandaCuritiba. Novembro de 1990Nego MirandaCuritiba. Novembro de 1990
Dividido em capítulos, o texto é conciso. Espaço maior ficou para as 66 fotografias de Miranda, escolhidas entre cerca de 5 mil produzidas nos últimos 18 anos. Tem mais: a ancestralidade de sua família acabou entrando no livro - na página 27 aparecem três personalidades paranaenses: o Barão do Cerro Azul, o Coronel Nicolau Maeder e o terceiro prefeito de Curitiba, Guilherme Xavier de Miranda. ‘‘Meu avô’’, diz o fotógrafo, com o devido orgulho.
Nego MirandaCuritiba. Dezembro de 1993• Engenhos e Barbaquás - de Nego Miranda (fotos) e Teresa Urban (textos). Lançamento hoje, às 20 horas, no Espaço Cultural Woodside, Rua Nicolau Maeder, 881, tel. (041) 252-7826. O livro estará à venda ao preço de R$ 30,00. A partir de amanhã, pode ser encontrado na Livraria do Chaim.