Um paraíso escondido
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 04 de julho de 2001
Telma ElorzaDe Jaciara
A cidade de Jaciara, no Mato Grosso, é simpática, pequena e pouco conhecida. Mas seus arredores já são considerados os melhores lugares do Brasil para o turismo de aventura. Confira o prazer de revelar seus segredos.
Jaciara, uma pequena cidade no sudeste do Mato Grosso, localizada a cerca de 150 km de Cuiabá, parece à primeira vista com qualquer outra cidade do interior do Brasil. Com quase 25 mil habitantes, sofre influência da vizinha Rondonópolis, maior e cosmopolita. Quem passa por ali, desavisado, pode até considerá-la uma simpática cidadezinha sem maiores atrativos. Jaciara, porém, esconde segredos que os iniciados em esportes radicais já desvendaram.
A pacata cidadezinha é, na verdade, um paraíso da natureza para quem gosta de esportes ou não, com um grande potencial para o ecoturismo nas mais de 60 cachoeiras catalogadas, cavernas, sítios arqueológicos e matas nativas.
Há cinco anos, Jaciara sedia um grande evento esportivo de nível nacional, a Temporada de Esportes Radicais, que reúne praticantes de rafting, canoagem, rapel, bike, rally e motocross, além de outras atividades menos radicais como kart, vôlei de praia e futsal. Na 5ª Temporada, programada para acontecer de 13 de julho a 5 de agosto, além destas, haverá também provas demonstrativas de balonismo, paraquedismo e parapaint.
Porém, o que os esportistas radicais já desfrutam é também acessível para quem não tem o menor preparo físico. Jaciara é uma terra generosa que acolhe a todos. Aliada à vizinha Juscimeira, uma cidadezinha distante apenas 10 quilômetros e também com tendências turísticas, pode se tornar grande no cenário turístico nacional. Com as belezas naturais das duas e as águas termais de Juscimeira, o turista mais exigente pode descobrir que ecoturismo é mais que uma palavra da moda para aventureiros ou ambientalistas.
A jornalista viajou a convite da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso (Sedtur)