Em sua terceira edição, o projeto Concertos com Conversa, aprovado pela Lei Federal de incentivo à Cultura, traz a Orquestra de Câmara Sinfonia Brasil a cinco cidades do Norte do Paraná: Londrina, Ibiporã, Rolândia, Cornélio Procópio e Bandeirantes são as visitadas pelo projeto que visa democratizar e ampliar o acesso à cultura musical por meio de apresentações e workshops.

Integrada por músicos paranaenses convidados, sendo 21 de cordas, três 3 de choro, um bandolinista e um acordeonista - para Concertos e workshops. Ao todo, 14 cidades de oito microrregiões histórico -culturais do Paraná já foram beneficiadas e reforçam o interesse da comunidade pela música - como instrumento transformador da sociedade. Algumas atividades já foram realizadas, mas a programação segue.

O nome Concertos com Conversa se dá pelo fato de que, durante os Concertos, utilizando-se processos dinâmicos de transmissão de conhecimentos, regente, solista e músicos, conversam com o público, em linguagem clara e acessível, detalhando questões sobre orquestra, instrumentos musicais, história, diversidade, características melódicas, rítmicas e tímbricas do repertório apresentado.

O programa dos Concertos, sob direção do maestro Norton Morozowicz, homenageia Radamés Gnattali: Concerto para Acordeon e Orquestra de Cordas, Suíte para Cordas, Canções Populares do Brasil, Suíte Retratos para Orquestra de Cordas e Conjunto de Choro tendo como solistas Daniel Migliavacca, bandolinista e Marcos Nimrichter, acordeonista.

Em parceria com as secretarias municipais de Educação e Cultura serão também oferecidos 13 workshops, gratuitos e com certificado - minicursos de formação didático-pedagógica para professores de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental e professores de artes com foco em música brasileira – panorama, história, características, diversidade, organologia e apreciação musical.

Concertos com Conversa tem como instituição beneficiada o Hospital Pequeno Príncipe, eleito um dos melhores hospitais pediátricos do mundo pela revista Newsweek. É o único hospital exclusivamente pediátrico da América do Sul na lista, pioneiro no atendimento a crianças, referência em tratamentos de alta e média complexidades, atuando há mais de 100 anos em Curitiba, transformando vidas por meio de atendimentos realizados com excelência técnico-científica e cuidado humanizado. São patrocinadores do projeto – ABASE, DACAR, OMNI, M.A Máquinas, ADAMI, DISSUL, SERDIA.

Imagem ilustrativa da imagem Um palco para a Orquestra de Câmara Sinfonia Brasil
| Foto: Gustavo Pereira Padial

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1