Um palco a conquistar
PUBLICAÇÃO
sábado, 11 de julho de 1998
Telma Elorza 
O ator londrinense André Luiz Lima embarcou ontem, para Quito, Equador, onde vai começar a produção de um espetáculo teatral, protagonizado por ele em parceria com o grupo equatoriano Malayerba, um dos principais grupos de teatro da América Latina. O ator deve ficar em Quito cerca de um mês e meio. Neste período, estará participando do Festival Internacional de Quito, em um encontro internacional de diretores e atores, e ministrando cursos de teatro na capital equatoriana e na cidade de Manta.
Arquivo FolhaMalayerba: um dos grupos mais importantes da América LatinaSegundo Lima, o espetáculo, Lazarilho de Tormes, vai ser uma co-produção entre os equatorianos e brasileiros, já que deve fazer turnê também pelo Brasil. Baseado num texto espanhol do século 16, de autoria anônima, a peça é inédita no Brasil. A direção vai ser do argentino Aristides Vargas, diretor e roteirista do Malayerba. Esta minha primeira viagem vai servir para entrar em contato com o texto, que é muito difícil de ser encontrado no Brasil. Sei que tem um na Universidade Federal do Rio mas não tive acesso. Pedi para editoras, mas não obtive resposta - conta.
Embora não tenha lido a peça, Lima sabe exatamente do que trata a história: um vagabundo errante, Lazarilho, que acaba vivendo muitas aventuras pelas cidades da Espanha. Em 95, foi convidado a fazer este espetáculo no Rio de Janeiro, sob a direção de Sidney Cruz. A produção, porém, não deu certo e foi abandonada antes dos primeiros ensaios.
Lima e Vargas também estarão fazendo as adaptações necessárias e os primeiros ensaios. Até a estréia do espetáculo, em Quito (provavelmento no final do ano), serão necessárias muitas viagens. Depois da estréia, o espetáculo virá para o Brasil, com temporadas no Rio de Janeiro, São Paulo e Londrina, entre outras, participando de diversos festivais. Já temos algumas equipes começando a produção nestas cidades, inclusive Londrina. No Rio, por exemplo, temos o ator David Pinheiro (o Sambarilove, da Escolinha do Professor Raimundo) participando - conta.
A idéia de participar de uma produção internacional, segundo o ator, é antiga e vem desde os tempos que André Lima estudou teatro na Inglaterra, em 86. Quando estive na Suíça, em 90, participando de um intercâmbio de atores latino-americanos, conheci a Carmen Vicente, atriz do Malayerba. E a proposta deste encontro era justamente esta, que um participasse de produções do outro - diz.
Lima acabou se encontrando várias vezes com a atriz equatoriana, inclusive em Londrina, onde o Malayerba participou de várias edições do FILO. Neste ano, eles vieram ao FILO novamente, e o diretor acabou me convidando para viver o Lazarilho de Tormes, um personagem que, acredito, vai ser maravilhoso - diz.
Para quem não quer esperar até o próximo ano para ver André Lima atuando, pode assistir ao filme Policarpo Quaresma - Herói do Brasil, de Paulo Thiago, com Paulo José, Giulia Gam e Ilya São Paulo. André Lima participa do filme, como o general que manda matar Quaresma, vivido por Paulo José.


