O brinde distribuído neste fim de ano aos clientes da loja Ciranda, em Londrina, terá um toque especial. Será um calendário de mesa ilustrado com fotos das atividades realizadas ao longo do ano no local.
A novidade é que o autor da imagens, Elias Haddad, 22 anos, tem de Síndrome de Down e foi diagnosticado com catarata na infância (ele perdeu a visão do olho direito). O lançamento será hoje às 10h com exposição de fotos.
''Esse é o sexto calendário que faço'', diz o rapaz. ''No primeiro fiz fotos de Londrina; no segundo fiz de aves, pôr-do-sol e ipês; no terceiro fiz fotos de amigos; no quarto fiz de pontos turísticos da cidade; no quinto fiz fotos de lanches; e agora fiz de crianças brincando e participando de oficinas.''
Os três primeiros calendários foram vendidos - o último contou com patrocínio e foi distribuído gratuitamente, o que ocorrerá também com a edição 2012. O interesse pela fotografia surgiu depois de Elias ganhar uma câmera antiga da avó. Em seguida, a família contratou a fotógrafa Sílvia Frantz para ensiná-lo as principais técnicas da arte.
Posteriormente, ele foi presenteado com uma máquina mais potente pelo fotógrafo Caximbo, que passou a capacitá-lo em seu aprendizado. ''O Caximbo foi muito importante porque ofereceu um estágio em seu estúdio para o Elias mostrando-lhe como se deveria fazer para obter melhor qualidade no trabalho'', conta a mãe Maria do Carmo, professora da UEL.
A ideia de confeccionar os calendários surgiu durante sessões com a terapeuta ocupacional Maria Madalena Morais Sant'Anna, que propôs o projeto visando sua inserção no mercado profissional. Além da dedicação à fotografia, Elias trabalha três dias por semana como garçom no Restaurante Tempero e atua no grupo de teatro Gtpaê (Grupo de Teatro para Atores Especiais), que apresentou um novo espetáculo no final de novembro.
A tiragem inicial do calendário é de 2 mil exemplares. Os interessados podem passar na loja e pegar o seu.

Serviço:
- Lançamento de calendário e abertura de exposição de fotos de Elias Haddad
Quando - Hoje às 10h
Onde - Loja Ciranda (Rua Jorge Velho, 190), em Londrina
Informações - (43) 3324-6030