Um musical tragicômico futurista
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
Marcos Roman <br>Reportagem Local 

A comédia, a música e a dança unidas para levantar reflexões sobre o papel da religião, da política, do fundamentalismo e das relações sociais. Essa é a proposta do musical "Predgel, O Messias", espetáculo que será apresentado pelo Grupo de Teatro Carlos Marroco, de Florianópolis (SC), sábado e domingo, no Circo Funcart, em Londrina.
A montagem é baseada no livro homônimo lançado este ano pelo londrinense Reinaldo Favoreto Júnior. A obra é ambientada em um futuro remoto, quando a civilização humana se vê às voltas com uma história que se repete: a chegada de um Messias. Ou melhor, sete enviados do Criador. Um para cada um dos cinco planetas e duas luas habitados pelos seres humanos,que há séculos deixaram para trás uma Terra devastada, exaurida e destruída.
O enredo da peça se passa em Lovirana, uma das estrelas escolhidas para a chegada de um dos predgéis (interpretada por Clara Ferrari), uma figura andrógina que inspira admiração, devoção de muitos e negação, desconfiança e ira de líderes religiosos e políticos. Seu destino parece seguir o roteiro de um antigo e conhecido Messias, até a chegada de um outro Predgel (Flávia Fontanella), este do planeta Devoncir, sedento para transgredir até mesmo os propósitos da missão original. Nesse cenário de sagração e tragédia a montagem levanta a grande questão: a humanidade está pronta para receber um novo Messias?
O diretor do espetáculo destaca que a adaptação do livro para o musical foi realizada pelo próprio autor, que também produziu a trilha sonora, o figurino e o cenário do espetáculo. "O Reinaldo já conhecia o trabalho que desenvolvia em São Paulo e me honrou com esse convite. Inspirado em grandes musicais como Rocky Horror Picture Show, Hair, Greese e Jesus Cristo Superstar ele criou o texto e as músicas que resultaram em uma montagem inédita e de grande qualidade", salienta Carlos Marroco.
"O espetáculo ficou bem diferente dos que estamos acostumados a ver por aí. Ao contrário do livro, que é bastante complexo, utilizamos a comédia para atingir de maneira suave o público e fazer as pessoas refletirem sobre como o comportamento de cada um pode causar reflexos danosos ao planeta", afirma Marroco.
Segundo ele, o grande desafio foi justamente dar à montagem um ar de leveza e encanto apesar da complexidade dos temas abordados. "Optamos por utilizar a linguagem da farsa e da ironia para dar vazão à críticas através do escracho, do humor e da ironia", ressalta Marroco.
No palco a história é contada por um elenco formado por 13 atores. "Acima de tudo o musical é muito divertido. Tivemos uma calorosa recepção do público na estreia que realizamos em Florianópolis no mês de outubro. Temos certeza de que o público londrinense também vai se divertir com a gente", garante o diretor.
SERVIÇO
Musical "Predgel, o Messias"
Quando Sábado às 20h30 e domingo às 20h
Onde - Circo Funcart (Av. Souza Naves, 2380), em Londrina
Quanto R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
Pontos de Venda - Pátio San Miguel (Av. Higienópolis, 762) e Sueko Joias (Shoppings Catuaí e Boulevard) ou no Via ingressos (www.viaingressos.com.br)


