Foi um sonho. E de repente, ao acordar, Leninha Garcia tinha todo o argumento para finalmente estruturar uma obra que vinha surgindo em fragmentos. Compositora, Leninha tinha uma série de músicas voltadas para o público infantil que não se interligavam. Uma noite, ela teve um sonho que agregava os elementos no espetáculo ‘‘Sonho de Curumim’’. A peça deixou o universo onírico para ganhar o palco do Cine Teatro Ouro Verde em Londrina, hoje, a partir das 10h30, encenada pela Cia. Curumim. A apresentação faz parte do projeto ‘‘Concertos Matinais’’, promovido pela Universidade Estadual de Londrina.
Na verdade, o espetáculo soma vários sonhos, prato cheio para uma análise psicológica – Leninha também é psicóloga e está escrevendo uma monografia sobre a peça. Moleque, o protagonista, sonha que é um Curumim. No desenrolar do tema, Moleque se defronta com uma série de personagens que, aos poucos, lhe transmitem vários conhecimentos.
‘‘Sonho de Curumim’’ é, na verdade, uma viagem onírica ao mundo dos sons. Leninha utilizava suas músicas para auxiliar a musicalização de crianças. ‘‘Eu tinha algumas coisas soltas, que vinham da minha vivência musical. Há uns três anos comecei a fomentar isso. Depois eu pensei em fazer um recital e cheguei à conclusão que podia colocar um enredo. A partir de um sonho real, surgiu a idéia deste roteiro’’, comenta a compositora.
O projeto é maleável e pode, por exemplo, ser apresentado em empresas, hospitais, bibliotecas e outros locais. O conteúdo, didático, também está sendo lançado em um livro de 140 páginas – com a história, desenhos para pintar e as partituras das músicas – e um CD com 18 faixas.‘‘É um conto musical infantil’’, define a autora.
A parte cênica do espetáculo ganhou direção de Silvio Ribeiro e sonoplastia de Edson Souto. A percussão ficou a cargo de Vagner Nogueira, enquanto Rosana Moraes toca flauta e Márcia Gehring o contrabaixo. ‘‘Somos cantores que estamos representando. É uma forma lúdica de mostrar a música. A imagem é para reforçar a música, por isso os instrumentos são tocados ao vivo’’, explica.
O trabalho musical não se distancia da profissão. ‘‘Eu busco integrar a psicologia com a música, é um lado profilático, para não trabalhar só com terapia e buscar uma forma mais lúdica. Uma coisa não está dissociada da outra’’, resume.
De olho no futuro, Leninha Garcia garante que a Cia. Curumim vai continuar existindo após o espetáculo: ‘‘O grupo formado não vai se dissolver, eu já tenho idéia para outro espetáculo, nosso trabalho não está limitado ao público infantil’’.
O CD e o livro de ‘‘Sonho de um Curumim’’ estarão à venda durante a apresentação do espetáculo por R$ 25,00. Os interessados em contratar a Cia. Curumim ou adquirir os lançamentos podem ligar para (43) 338-2299 ou 9102-4933.
- ‘‘Sonho de um Curumim’’ – Musical de Leninha Garcia. Hoje, às 10h30, no Cine Teatro Ouro Verde. O evento faz parte do projeto Concertos Matinais, promovido pelo Departamento de Arte e Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina. Patrocínio: Consórcio União, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.