Quem passa pela região do Cemitério São Pedro, no centro de Londrina, vai poder contemplar, além dos grafittis que já decoram uma parte dos muros do local, uma nova intervenção artística: a história de parte dos 85 anos de Londrina em 50 telas desenvolvidas pelo artista plástico Carlos Kubo, londrinense há seis anos. As obras serão instaladas nos muros da rua Professor João Cândido a partir desta quinta-feira (28).

Carlos Kubo com as fotos que serão ampliadas e instaladas nos muros formando uma galeria histórica
Carlos Kubo com as fotos que serão ampliadas e instaladas nos muros formando uma galeria histórica | Foto: Tamiris Santos

A previsão é que a instalação seja concluída até o dia 10 de dezembro, em tempo do aniversário da cidade. O material artístico foi impresso usando uma técnica de alta resolução chamada giclée. Cada obra tem cerca de 2,80 metros. O objetivo da administração da ACESF (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) é integrar as telas da história da cidade a um projeto mais amplo: "Galeria a Céu Aberto. "

A intervenção nas fotos do desenvolvimento de Londrina foi uma ideia que se consolidou a partir de uma conversa informal entre o artista e o secretário da ACESF, Leonilson Jaqueta, que sempre quis transformar o muro do cemitério em um painel com fotos de cidade. A parceria ainda ganhou o apoio da Prefeitura e das empresas privadas Winn Fashion, Epson e da emissora de televisão RPC.

A aplicação de cores nas fotos em preto e branco é uma forma de imprimir o estilo do artista, mas também de chamar atenção para o trabalho que estará exposto em uma extensão de 200 metros de concreto. “O trabalho foi a partir do que existe, sem modificar, e fazendo interferências com cores.” afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Um muro repleto de história

Para escolher quais fotos iriam compor o cenário, Kubo fez um recorte dos anos 30 até os anos 70. Depois a seleção passou por critérios artísticos, já que nem todas as fotos encontradas tinham uma boa resolução. O resultado são trabalhos que vão desde a fundação do município até o primeiro jogo do LEC (Londrina Esporte Clube).

O material impresso em giclée tem durabilidade de 1 a 2 anos, o clima quente desta região contribui para o desgaste da tinta. “Embora seja perene, dá a possibilidade de outros artistas fazerem o mesmo", disse Kubo. O artista ainda acredita que a iniciativa acaba sendo uma forma de agradecer a quem veio antes. “Alguém fez alguma coisa para nós termos o que temos hoje.”

Supervisão: Célia Musilli

Editora da Folha 2

* No fim de semana, a Folha 2 publica uma matéria completa sobre a arte nos muros.

mockup