Um mergulho na superficialidade
PUBLICAÇÃO
domingo, 10 de outubro de 2010
Fernanda Fernandes <Br>TV Press 
Aos 27 anos, Maria Helena Chira mostra muita maturidade, bem diferente de Camila, sua personagem em ''Ti-Ti-Ti''. A personagem, uma jovem cômica e fútil, amante da moda e adepta a um visual ''fashion'', cresceu na trama, sobretudo após ter abandonado no altar o noivo Edgar, interpretado por Caio Castro, e começar a ter algum envolvimento com Luti, personagem vivido por Humberto Carrão. ''O perfil da personagem começa a mudar um pouco. Ela sofre um trauma ao desistir de se casar e passa a pensar na vida. A Camila e o Luti se tornaram amigos, mas ainda não aconteceu nada. Por enquanto'', insinua a atriz.
Para encarar o papel, a atriz teve um tempo curto de preparação, fundamentada na observação de personagens de séries como ''Gossip Girl'' e do filme ''Legalmente Loira''. ''Comecei a observar algumas produções. 'Legalmente Loira' foi, inclusive, uma das referências de figurino para compor a personagem'', ressalta Camila, que também se preocupou em não trabalhar com estereótipos. ''A Camila exige um cuidado especial, para que não caia no exagero. Mas também não se pode deixar a personagem perder a identidade'', pontua.
Formada em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP) e também com mestrado na área, Maria Helena trabalha com teatro desde os 12 anos, quando já participava de peças infantis. No período da faculdade, a atriz chegou, inclusive, a ministrar aulas. ''Vim do teatro e adoro isso, mas estou bem adaptada à tevê. A grande diferença é a rapidez da televisão, mas gosto muito desse ritmo acelerado'', afirma Maria Helena.
O primeiro trabalho da atriz na tevê foi na minissérie ''Trago Comigo'', parte do projeto ''Direções'', uma parceria da TV Cultura com o SescTV. E a atriz ganhou visibilidade na série ''Som e Fúria'', exibida em 2009 pela Globo. ''Foi uma experiência que me abriu portas. Uma série que misturou teatro e tevê com uma linguagem cinematográfica incrível'', elogia Maria Helena.
Ao falar de seu futuro profissional, a atriz não limita nenhuma possibilidade de trabalho, seja em tevê ou teatro. E o cinema também faz parte dos planos de Maria Helena. ''Ainda vou trabalhar com cinema. A vontade ainda aumenta com este momento tão especial que o cinema brasileiro vive'', conta a atriz, mostrando determinação similar à da personagem que interpreta. ''Assim como a Camila, que fugiu do casamento na porta da igreja, sou muito determinada e corajosa. No entanto, não sou ingênua como ela. Tive que lutar para conquistar tudo'', ressalta Maria Helena.
Com a rotina de gravações, a paulistana acaba passando a maior parte do tempo no Rio de Janeiro, longe do marido, da família e de boa parte dos amigos. ''Minha vida tem sido uma loucura! É bem difícil, mas procuro separar as coisas: no Rio é trabalho e, em São Paulo, diversão'', diz a atriz.
O deslocamento Rio-São Paulo também vem dificultando algumas atividades de Maria Helena para manter a boa forma. A atriz admite não ter muito tempo para ir à academia em São Paulo, mas reforça a necessidade de cuidar do corpo. ''Estou me reorganizando quanto a isso. Apesar de um pouco preguiçosa, sou muito vaidosa. Acho que trabalhando com o rosto na tevê não tem como não ser'', diz Maria Helena.
■ Ti-Ti-Ti De segunda a sábado, às 19h15 na Globo


