Neste período de quarentena, a falta de tempo não pode mais ser usada como desculpa para adiar uma boa leitura. O fato de as livrarias e bibliotecas estarem fechadas também não serve como empecilho para quem deseja mergulhar no universo literário. Isso porque milhares de livros dos mais variados segmentos podem ser acessados gratuitamente pela internet em sites de editoras que solidariamente disponibilizaram seus títulos no formato e-book durante a pandemia do novo coronavírus.

Clássicos da literatura adulta e infantil podem ser baixados no blog da Companhia das Letras até a próxima segunda-feira (6). A editora liberou dez títulos imperdíveis: “O jardim secreto” (Frances Hodgson Burnett), “Luzes de emergência se acenderão automaticamente” (Luisa Geisler), “Memórias póstumas de Brás Cubas” (Machado de Assis), “Nada me faltará” (Loureço Mutarelli), “A noite da espera” (Milton Hatoum), “Reinações de Narizinho” (Monteiro Lobato), “Vamos dar a volta ao mundo” (Marina Klink), Veríssimas (Luis Fernando Verissimo), “Viagem ao centro da Terra” (Júlio Verne) e “O vilarejo” (Raphael Montes). Os livros estão disponíveis em blogdacompanhia.com.br. No mesmo endereço virtual, os leitores também têm acesso gratuito ao projeto Diários do Isolamento. Neste seção, autores convidados escrevem sobre suas experiências da quarentena, com análises sobre as repercussões da pandemia.

.
. | Foto: IStock

A editora Rocco está disponibilizando um livro gratuito por dia. A lista conta com 31 títulos. Entre eles “Um estudo em Charlotte” (Brittany Cavallard), “O urso e o rouxinol” (Katherine Arden), “Uma jornada no inverno” (Toby Clements, Geni Hirata) e “Crave a marca” (Veronica Roth). Para baixar os livros, basta acessar uma livraria digital que comercialize e-books, como a amazon.com e fazer o download.

Pelas redes sociais, a editora LeYa tem liberado o acesso a um e-book gratuito a cada dois dias. Títulos interessantes como “Pós-F: Para além do masculino e do feminino”, de Fernanda Young, e a biografia “Elza”, que traz um resgate da trajetória da cantora Elza Soares escrito pelo jornalista Zeca Camargo, fazem parte da lista. Porém o acesso gratuito fica liberado apenas por algumas horas. É necessário ficar atento às liberações que são divulgadas pelo instagram.com/editoraleya.

Quatro clássicos da literatura mundial foram liberados pela editora Martin Claret: “A literatura como remédio” (Dante Gallian); “A dama das camélias” (Alexandre Dumas Filho), “Contos Russos - Tomo II” (Ivan Turguênev e Nikolai Leskov) e “Contos” (Eça de Queiroz). O acervo liberado por 30 dias pode ser acessado em instagram.com/martinclaret. Acessando o acervo da editora Harper Collins no site Amazon, é possível baixar sete títulos gratuitamente, incluindo: “Como ter uma vida normal sendo louca” (Camila Fremder, Jana Rosa), “Deixados para Trás 1: Uma história dos últimos dias” (Tim LaHaye, Jerry B. Jenkins, Wilson Almeida, César Pagani), “Batalha espiritual para vencer o medo e a ansiedade” (Dra. Carol Peters e “Reputação: Um eu fora do meu alcance”.

Magia e infância nas entrelinhas

O escritor Paulo Coelho disponibilizou alguns de seus livros para download em seu blog. São eles: “Manual do guerreiro da luz” (em inglês), “Manuscrito encontrado em Accra” (em inglês, francês e italiano), “O caminho do arco” (em inglês e espanhol), e “Brida” (em português). Os títulos podem ser acessados em paulocoelhoblog.com

Com o objetivo de ajudar a entreter as crianças durante o período de quarentena, a editora Mauricio de Sousa Produções liberou um pacote de HQs com 188 gibis para ler gratuitamente. Para acessá-los, é necessário baixar o aplicativo Banca da Mônica, disponível para Android e iOS. Os gibis ficam liberados gratuitamente até o dia 25 de abril de 2020.

A Auti books, uma plataforma de venda de audiobooks, liberou o acesso gratuito durante a quarentena a vários clássicos da literatura infantil. Entre eles “O Gato de Botas”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Pinóquio” e “Os Três Porquinhos”.