Imagem ilustrativa da imagem Um menino de outro planeta
| Foto: Imagens: Reprodução



A partir de 2016 a obra do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry tornou-se de domínio público. Significa que seus livros podem ser publicados por qualquer editora sem o pagamento dos direitos autorais.
O fato impulsionou o aparecimento de dezenas de novas edições de seu livro mais famoso: "O Pequeno Príncipe". Publicado originalmente em 1943, a obra já vendeu 145 milhões de exemplares em todo mundo. No Brasil estima-se que 2 milhões de exemplares foram vendidos.
Um dessas novas edições foi lançado pela editora FTD com ilustrações de Sandra Jávera. Em suas páginas há um posfácio onde o jornalista Claudio Fragata narra a experiência de Antoine de Saint-Exupéry no Brasil.
Saint-Exupéry (1900 – 1944) esteve várias vezes no país como piloto da rota sul-americana da Aéropostale, o correio aéreo da França. Em sua passagem por Florianópolis, fez amizade com um pescador da praia do Campeche – lugar onde a Aéropostale mantinha um campo de pouso para os pilotos abastecerem os aviões e descansarem. O pescador, Manoel Inácio, chamava o escritor de Zé Perri.
"O Pequeno Príncipe" é uma fábula que expandiu os leitores da literatura infantil. Saiu das mãos das crianças para se instalar nas mãos dos adultos. Logo nas primeiras páginas do livro, Saint-Exupéry afirma: "Os adultos nunca entendem nada sozinhos, e é cansativo, para as crianças, sempre ter que lhes das explicações".

Imagem ilustrativa da imagem Um menino de outro planeta
| Foto: Imagens: Reprodução



Serviço:
"O Pequeno Príncipe"
Autor – Antoine de Saint-Exupéry
Ilustrações – Sandra Jávera
Editora – FTD
Tradução – Leonardo Fróes
Posfácios – Adriana Corso e Claudio Fragata
Páginas – 136
Quanto – R$ 44