Maranúbia Barbosa
Especial para a Folha
Ambientada em uma região desértica, a história e personagens citados na Bíblia sempre ressaltaram a importância da água. Ao fugir da fúria de faraó, Moisés deparou-se com o Mar Vermelho que se abriu para dar passagem aos hebreus.
Cercado por regiões desérticas, alimentado por poucos rios temporários, submetido a intensa evaporação que provoca grande salinidade em suas águas, o Mar Vermelho separa a África da Península Arábica. A abertura do Canal de Suez, através do qual se comunica com o Mediterrâneo, transformou o Mar Vermelho em importante rota marítima mundial.
Águas mornas e surpreendentemente azuis em alguns pontos levam o turista a se perguntar por que o mar tem esse nome. Os pescadores da região acreditam que o mar é chamado de Vermelho devido ao tom rubro do entardecer ou ainda dos corais escarlates que embelezam o fundo límpido do mar.
Para visitar o Mar Vermelho, o ideal é partir da Jordânia, em direção ao Golfo de Ácaba, importante porto entre a Península do Sinai, no Egito e a Arábia Saudita. Alguns quilômetros da costa norte são compartilhados pela Jordânia e por Israel, de onde se avista até as casas e ruas de Eillat, cidade em território israelense.
A leste do Golfo de Ácaba fica o sítio arqueológico de Ezion Geber, o porto do rei Salomão. Ruínas do palácio dos ancestrais do Rei Abdullah da Jordânia também é atração imperdível em Ácaba.
Outro lugar de grande importância nos textos bíblicos é o Mar Morto, assim chamado pela salinidade elevada, o que possibilita a vida em suas águas e faz dele o lugar mais seguro do mundo para banhos: os corpos flutuam na água densa.
Situado na depresão de Ghor, a 390 metros abaixo do nível do mar, o Mar Morto é alimentado pelo Rio Jordão, que não compensa a evaporação excessiva. Encravado entre Israel e Jordânia, o mar de sal é citado inúmeras vezes na Bíblia, que fala das cidades de Sodoma e Gomorra, destruídas pela ira de Deus sob uma chuva de enxofre.
Curiosas formações de sal parecidas com figuras femininas podem explicar a história de Lot, personagem bíblico sobrinho de Abrãao, que fugiu da destruição de Sodoma. Desobedecendo as ordens de um anjo, a mulher de Lot não teve a mesma sorte e morreu fulminada por raios sulforosos ao olhar para trás durante a fuga. Virou estátua de sal. Enquanto dão asas à imaginação os turistas se lambuzam com a lama medicinal, uma combinação de diversos sais minerais, muito procurada.
A uma curta distância surge outra atração aquática muito especial: as Termas de Hammamat Ma‘ain, amplo balneário com hotel quatro estrelas, piscinas terapêuticas e quedas d‘água incrivelmente mornas. O charme de Ma‘ain deve-se também à estrada que segue junto a um abismo até o balneário: pode-se ver desde o Mar Morto até o deserto que se perde no horizonte.Águas mornas e surpreendentemente azuis em alguns pontos levam o turista a se perguntar por que o mar Vermelho tem esse nome
NO GOLFO DE ÁCABACercado por regiões desérticas e alimentado por poucos rios temporários, o Mar Vermelho separa a África da Península ArábicaRuínas do castelo da família do rei Abdulah da Jordânia

mockup