UM HERÓI DE CUECA
PUBLICAÇÃO
domingo, 30 de setembro de 2001
Marcos Losnak<br> De Londrina<br> Especial para a Folha 2 
Tem super-herói que vem pronto. Basta abri o gibi ou ligar a televisão e lá está ele defendendo os fracos e oprimidos. Mas tem super-herói que não vem pronto, é preciso inventá-lo.
Todo mundo pode criar seu super-herói. Não é difícil, basta uma capa e uma coleção de poderes. Com um pouquinho de imaginação, por exemplo, pode-se inventar o Super-Meleca. Como o próprio nome sugere, seus super-poderes são guardados dentro do nariz. Uma arma terrível que faz o inimigo tremer de medo. Ou nojo.
Pensando nas infinitas possibilidades da imaginação, um sujeito criou um super-herói chamado Capitão Cueca. Não pense que o Capitão Cueca retira seus super-poderes de dentro da cueca. O que seria tão nojento quanto o Super-Meleca. Ele apenas se recusa a usar roupas requintadas, como as do Batman e do Homem-Aranha. Para ele, uma cueca branca é suficiente. E uma capa é claro.
As histórias do Capitão Cueca, uma criação do desenhista norte-americano Dav Pilkey, estão sendo publicadas no Brasil pela Editora Cosac & Naify. Os dois primeiros volumes, ''As Aventuras do Capitão Cueca'' e ''Capitão Cueca e o Ataque das Privadas Falantes'' foram lançados no ano passado. O terceiro volume, ''Capitão Cueca e a Invasão das Incrivelmente Malvadas Garotas da Cantina do Outro Planeta (e o Ataque Subsequente dos Igualmente Perversos Zumbis Nerds)'', chega essa semana nas livrarias.
Pode parecer contraditório, mas o grande personagem dos livros de Dav Pilkey não é o Capitão Cueca. Na realidade, os heróis são dois garotos, Haroldo e Jorge, que adoram histórias em quadrinhos. Especialistas em traquinagem, sempre estão metidos em alguma confusão.
Haroldo e Jorge são os criadores do Capitão Cueca. Inicialmente inventaram o super-herói em desenhos no caderno, depois, graças a um erro de cálculo, transformaram o chato e ranzinza diretor da escola no herói. Como todo ''super'', ninguém pode saber sua identidade secreta.
Em ''Capitão Cueca e a Invasão das Incrivelmente Malvadas Garotas da Cantina do Outro Planeta (e o Ataque Subsequente dos Igualmente Perversos Zumbis Nerds)'', Haroldo e Jorge resolvem pregar uma peça nas mulheres que cuidam da merenda da escola. Utilizando os ensinamentos das aulas de ciências, criam a receita de um bolo explosivo. Sorrateiramente, inserem a receita no cardápio da escola.
O resultado é uma fantástica gosma verde que toda conta de todo colégio. O problema é que, enquanto estavam envolvidos com a traquinagem, os garotos não perceberam que a escola estava sendo invadida por terríveis extra-terrestres que pretendem destruir o planeta Terra. Para salvar o mundo Haroldo e Jorge terão que pedir auxílio ao Capitão Cueca e seu rolo de papel higiênico mágico. A confusão, como é de se esperar, só aumenta. Mas no final tudo termina bem.
As histórias de Dav Pilkey são um prato cheio para risadas e mais risadas. Ou, segundo Haroldo e Jorge, para ''rachar o bico''.''Capitão Cueca e a Invasão das Incrivelmente Malvadas Garotas da Cantina do Outro Planeta (e o Ataque Subsequente dos Igualmente Perversos Zumbis Nerds)'', de Dav Pilkey, Cocac & Naify Edições, 144 páginas, R$ 15,00.


