O trapalhão Didi, que já esteve metido com bandidos e mocinhas indefesas, agora vai aprontar com um fantasma. A nova aventura de Renato Aragão para a tela grande, ‘‘Simão, o Fantasma Trapalhão’’, tem como fonte de inspiração a novela ‘‘O Fantasma de Canterville’’, de Oscar Wilde. Orçado em R$ 2,2 milhões, o filme, que começou a ser rodado no sábado, é a primeira parceria da Renato Aragão Produções Artísticas Ltda com a Globo Filmes. Tanto no Brasil como no exterior, a distribuição em cinema e vídeo será feita pela Columbia TriStar Films. O lançamento do longa-metragem, o 39º da carreira de Aragão, está prevista para o dia 25 de dezembro.
A fórmula é a mesma que garantiu o sucesso dos trabalhos anteriores: produção caprichada, um elenco de peso e muita ação. Neste trabalho, Aragão estará acompanhado de Dedé Santana, Dirce Migliaccio, Cláudio Correa e Castro, Roberto Guilherme, Heloisa Mafalda, do novo galã da praça, Luciano Szafir, de Fernanda Rodrigues, Daniel Ávila, das crianças Debbie e Pedro Kling e dos cantores Marcelo Augusto e Ivete Sangallo. Luciano Szafir se disse honrado em trabalhar com Aragão. ‘‘Até pouco tempo eu era seu fã e agora eu vou trabalhar com ele’’, comemora.
A direção do longa ficará a cargo de Paulo Aragão Neto, filho de Aragão, que pela primeira vez dirige um filme do pai. O diretor Daniel Filho, que atualmente ocupa o cargo de Diretor Artístico da Globo Filmes, assinará o crédito de produtor associado. Para Daniel Filho, ao se associar à RA Produções Artísticas, a Globo Filmes está começando com o pé direito. ‘‘A RA vai ajudar à Globo Filmes’’, afirmou. ‘‘Nós somos apenas uma azeitona em toda a produção que a RA já realizou’’, brincou.
‘‘Simão, o Fantasma Trapalhão’’ será praticamente todo rodado em um castelo em Itaipava, na região serrana do Rio. Estão previstas cinco semanas de filmagem. De acordo com Paulo Aragão, o filme terá alguns efeitos especiais que serão feitos em um estúdio na Califórnia. ‘‘Mas não pretendemos competir com um filme americano’’, salienta. Produtor de mais de 20 filmes do pai, Paulo é também diretor do especial de Renato que está com estréia marcada para o dia 15 de agosto, no horário das 21h30, e que se chamará ‘‘A turma do Didi’’.
A idéia de aproveitar o tema de Oscar Wilde surgiu quando Aragão estava envolvido com um projeto de adaptação de clássicos da literatura para a televisão. Viu um resumo da história do escritor inglês na contracapa de um livro e se encantou. Escreveu a sinopse de ‘‘Simão, o Fantasma Trapalhão’’ sem ler a novela de Wilde. ‘‘Fiz isso para não me influenciar e deixar as minhas idéias surgirem’’, assegurou.
Ao mesmo tempo, criou o argumento de ‘‘O Noviço Rebelde’’. Na hora de produzir, porém, optou pelo ‘‘O Noviço’’. ‘‘Achei que não era o momento de filmar o ‘Simão’ e, como era a minha volta ao cinema, queria algo alegre, resolvi filmar ‘O Noviço’’’, contou. A escolha foi acertada: ‘‘O Noviço...’’ obteve 1,5 milhão de espectadores, batendo outros filmes destinados ao público infanto-juvenil que foram lançados na mesma época. Agora, é só esperar para verficar os números de ‘‘Simão’’.