Um estímulo à música instrumental
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 23 de agosto de 2001
Nelson Sato<BR>De Londrina 
O prestigiado Prêmio Visa Instrumental não está mais sozinho no páreo. Estão abertas as inscrições para o Prêmio Icatu Hartford de Artes 2001, também dirigido para os músicos. O objetivo do concurso é incentivar os talentos das cordas, sopros e percussão do país.
O vencedor poderá passar seis meses ou um ano na Cité Internacionale des Arts, em Paris, com direito a passagem, hospedagem e ajuda de custo mensal de US$ 2 mil. As inscrições vão até o dia 15 de outubro. Esta é a sétima edição do Prêmio, criado em 1995 pelo Banco Icatu e que já foi destinado às artes plásticas e à fotografia.
Na atual edição, o concurso foi dividido em duas categorias. Uma delas é dedicada a solistas de peças de concerto do repertório brasileiro de diferentes períodos e estilos. É obrigatória a escolha de obras originalmente escritas para seu instrumento (com ou sem acompanhamento) e que tenha sido editadas comercialmente em partitura.
A outra categoria é para solistas que executem arranjos e concepções próprias de temas consagrados na Música Popular Brasileira, para seu instrumento ou pequenos grupos instrumentais. A seleção será feita por uma Comissão Julgadora escolhida pela Icatu Hartford, formada por profissionais da música, cujos nomes serão mantidos em sigilo até a divulgação do seis finalistas, no dia 16 de novembro.
Depois de serem entrevistados pelo júri, os finalistas irão se apresentar em uma audição fechada, no dia 4 de dezembro. O júri poderá escolher dois vencedores, um de cada categoria, que passarão seis meses em Paris, ou apenas um vencedor, que ficará um ano na Cité Internacionale des Arts.
Os candidatos podem retirar sua ficha de inscrição e regulamento na Edelman Basi (Rua Dias Ferreira, 417 / sala 302, Leblon, Rio de Janeiro, CEP 22431-050) e solicitar por telefone (21/2512-8586) ou pelo e-mail ([email protected]).


