DivulgaçãoSebastião Tapajós: música ‘‘Iguaçu’’, feita em parceria com Billy Blanco, em homenagem à cidadeOs músicos Sebastião Tapajós e Nilson Chaves se apresentam hoje, em Foz do Iguaçu, no projeto ‘‘Grandes Nomes’’, promovido pela Fundação Cultural da cidade. O show, ‘‘Amazônia Brasileira’’, vai acontecer no Floresta Clube, com início às 21 horas e entrada gratuita. Tapajós vai tocar composições do cancioneiro clássico e popular, além de peças do folclore brasileiro. No show, ele vai apresentar também a música ‘‘Iguaçu’’, feita em parceria com Billy Blanco, em homenagem à cidade, e que estará no CD do Coral Municipal de Foz que conta com sua participação.
Tapajós, que foi comparado pelo crítico alemão Roselini Mylo como um stradivarius do violão, mescla com maestria todos os ritmos capazes de sair das cordas do instrumento. Natural de Santarém, no Pará, Tapajós começou tocar violão aos 9 anos, incentivado pelo pai, que foi o seu primeiro professor. Em 1963 foi para o Rio de Janeiro, onde fez curso intensivo com o mestre Othon Salleiro.
No ano seguinte, foi para a Europa, formando-se pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa. No continente fez shows e aperfeiçoamento na Espanha e Itália. De passagem pelos Estados Unidos, percebeu que sua terra era mesmo o Brasil e fixou-se no Rio. Interpretou o ‘‘Concertos para Guitarras e Orquestras’’, de Villa-Lobos, com a Orquestra Sinfônica Brasileira e decidiu aperfeiçoar-se na cultura popular brasileira.
Com essa bagagem, foi representar o País na Itália, Alemanha, Áustria, Dinamarca e Noruega. Além de dezenas de turnês pelo exterior e prêmios (mais de 20), entre eles o Disco do Ano, na Alemanha, com o disco ‘‘Guitarra de Ouro’’, sua discografia contabiliza exatamente 55 discos, tocou e gravou com grandes músicos como Badem Powell, Gerry Mulligan, Astor Piazzola, Gilson Peranzzetta, Hermeto Pascoal e Sivuca.
qAmazônia Brasileira - Show com Sebastião Tapajós e Nilson Chaves. Hoje, às 21 horas, no Floresta Clube de Foz do Iguaçu. Entrada franca.

mockup